AVALIAÇÃO DOS ATRIBUTOS ESSENCIAIS NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: PERSPECTIVA DOS USUÁRIOS E USUÁRIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.91791

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Saúde da Família, Pesquisa sobre Serviços de Saúde, Gestão em Saúde.

Resumo

Objetivo: avaliar a presença e a extensão dos atributos essenciais da Atenção Primária à Saúde na perspectiva dos usuários da Estratégia Saúde da Família.

Método: estudo transversal, quantitativo, com 256 usuários de 26 unidades de saúde da família de Santa Catarina, Brasil, realizado entre junho e dezembro de 2021. Utilizou-se questionário de caracterização e Instrumento de Avaliação da Atenção Primária. Realizou-se análise estatística descritiva e inferencial.

Resultados: os usuários avaliaram que as unidades apresentaram índice abaixo do ideal da presença e extensão dos atributos essenciais. Contudo, usuários com algum problema de saúde avaliaram de forma positiva o escore essencial (p=0,001), atributo longitudinalidade (p=0,024) e atributo integralidade (p=0,001).

Conclusão: avaliar a presença e extensão dos atributos de forma periódica permite orientar estratégias de fortalecimento e contribui para melhoria contínua da Atenção Primária, com base em indicadores para a gestão em saúde qualificada, sendo diferencial considerar o olhar dos usuários.

Biografia do Autor

Emanoeli Rostirola Borin, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Enfermeira, egressa da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Clarissa Bohrer da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Centro de Educação Superior do Oeste, Departamento de Enfermagem.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Centro de Educação Superior do Oeste, Departamento de Enfermagem.

Leticia de Lima Trindade, Universidade do Estado de Santa Catarina

Ph.D, Enfermeira, Departamento de Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Cataria e do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Santa Catarina, Brasil. 

Karine Regina Reinehr, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Centro de Educação Superior do Oeste, Departamento de Enfermagem.

Enfermeira, egressa da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Rosana Amora Ascari, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Centro de Educação Superior do Oeste, Departamento de Enfermagem.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Centro de Educação Superior do Oeste, Departamento de Enfermagem.

Saionara Vitória Barimacker, Secretaria Municipal de Saúde Chapecó.

Enfermeira. Mestre. Servidora da Secretaria Municipal de Saúde Chapecó.

Publicado

07-06-2024

Como Citar

Borin, E. R., Silva, C. B. da, Trindade, L. de L., Reinehr, K. R., Ascari, R. A., & Barimacker, S. V. (2024). AVALIAÇÃO DOS ATRIBUTOS ESSENCIAIS NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: PERSPECTIVA DOS USUÁRIOS E USUÁRIAS. Cogitare Enfermagem, 29. https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.91791

Edição

Seção

Artigo Original