Open Journal Systems

SATISFAÇÃO, SINTOMAS PSÍQUICOS E QUALIDADE DE VIDA DE FAMILIARES DE PACIENTES APÓS ALTA DE UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

Diogo da Rosa Viana, Luísa Brehm Santana, Karina de Oliveira Azzolin, Paula Pinheiro Berto, Juliana Petri Tavares, Cassiano Teixeira, Cristhiane de Souza Silveira

Resumo


Objetivo: Avaliar a satisfação dos familiares de pacientes internados na UTI e sintomas de ansiedade, depressão, estresse pós-traumático e qualidade de vida.

Método: Estudo longitudinal. Amostra composta por familiares de pacientes na UTI, do sul do Brasil. Realizada em dois momentos: após alta da UTI, e após três meses, por ligação telefônica. Avaliados a satisfação do familiar após alta da UTI pelo FS-ICU 24, HADS, IES-6, EQ-5D-3L.

Resultados: 73 familiares, sendo 58 (79,5%) do sexo feminino. A satisfação dos familiares foi de 77,42%. Houve diferença significativa nos sintomas de depressão (p=0,001), estresse pós-traumático (p=0,000) e qualidade de vida, (p=0,007) e “ansiedade e depressão” (p=0,009), quando comparados familiares. Já a ansiedade não apresentou diferença significativa (p=0,095).

Conclusão: Satisfação com os cuidados foi satisfatória. Entre familiares de pacientes três meses após a alta da UTI, os que perderam seus entes estavam mais deprimidos, estressados e com piores escores de qualidade de vida.


Palavras-chave


Satisfação do paciente, Enfermagem, UTI

Texto completo:

PDF (PORTUGUÊS)


DOI: http://dx.doi.org/10.1590/ce.v28i0.91079