Open Journal Systems

AVALIAÇÃO DE PRESCRIÇÕES MÉDICAS DE MEDICAMENTOS EM UMA EMERGÊNCIA HOSPITALAR

Laiza Carvalho Costa, Ana Paula de Freitas Oliveira, Patricia da Silva Pires, Juliana Xavier Pinheiro da Cunha, Emanuelle Caires Dias Araújo Nunes, Jaqueline Santos de Jesus

Resumo


Objetivo: avaliar a adesão das prescrições médicas de medicamentos às recomendações para segurança do paciente por meio do checklist - Lista de Verificação de Segurança na Prescrição de Medicamentos.

Método: trata-se de um estudo observacional, transversal, realizado entre maio a junho de 2022, com 341 prescrições médicas de medicamentos, numa emergência hospitalar no interior da Bahia – Brasil, cujos dados foram analisados através de análise descritiva.

Resultados: 80% a 89% das prescrições tiveram adesão às recomendações de segurança; o item de maior adesão foi identificação da data da prescrição, menor adesão foi possuir medicamentos com nomes semelhantes identificados com caixa alta ou negrito. Cerca de 18,63% (n=514) dos medicamentos prescritos fazem parte da lista de medicamentos potencialmente perigosos de uso hospitalar.

Conclusão: a avaliação das prescrições médicas de medicamentos evidenciou barreiras existentes na prática clínica, o que possibilita a elaboração de mecanismos mais efetivos para promoção da segurança do paciente.


Palavras-chave


Prescrições de Medicamentos; Segurança do Paciente; Eventos Adversos; Serviço Hospitalar de Emergência.

Texto completo:

PDF (PORTUGUÊS)


DOI: http://dx.doi.org/10.1590/ce.v28i0.90954