VIOLÊNCIA CONTRA PESSOA IDOSA: ANÁLISE DA CONSISTÊNCIA INTERNA DE INSTRUMENTOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/ce.v28i0.90288

Palavras-chave:

Reprodutibilidade dos Testes, Confiabilidade dos Dados, Pesquisa Metodológica em Enfermagem, Enfermagem Forense, Maus-tratos ao idoso.

Resumo

Objetivo: avaliar a consistência interna de instrumentos utilizados no Brasil para mensuração de situações de violência contra pessoa idosa em dois estados.

Método: estudo de corte transversal, desenvolvido com 481 idosos, em duas amostras, estados e recorte temporal diferentes. Foram aplicados dois instrumentos de mensuração de violência contra pessoa idosa. Os dados foram analisados, e a consistência interna entre os itens foi medida pelo coeficiente de Alfa de Cronbach. 

Resultados: o Hwalek-Sengstock Elder Abuse Screening Test apresentou o coeficiente de α = 0,08 para amostra coletada na Paraíba, enquanto, em Pernambuco, foi α = 0,57. A Conflict Tactics Scale apresentou alta precisão para definição da violência com coeficiente de α = 0,81 e α = 0,80 para as duas amostras.

Conclusões: apenas a Conflict Tactics Scale apresentou-se confiável e estável para determinação da violência de natureza física e psicológica entre idosos, contribuindo assim, como uma possibilidade de desvelar o fenômeno.

Biografia do Autor

Renata Clemente dos Santos Rodrigues, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Doutora em Enfermagem. Docente do curso de Enfermagem da Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, Paraíba, Brasil.

Gleicy Karine Nascimento de Araújo-Monteiro, Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta na Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas (EENF/UFAL). Maceió, Alagoas, Brasil.

Emanuella de Castro Marcolino, UNIFACISA - Centro Universitário, Campina Grande, Paraíba.

Doutora em Enfermagem. Docente na UNIFACISA - Centro Universitário, Campina Grande, Paraíba, Brasil.

Bárbara Maria Lopes da Silva Brandão, Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Doutoranda em Enfermagem na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Lindemberg Arruda Barbosa, UNIFACISA - Centro Universitário, Campina Grande, Paraíba.

Enfermeiro. Docente na UNIFACISA - Centro Universitário, Campina Grande, Paraíba, Brasil.

Ronei Marcos de Moraes, Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Doutor em Computação Aplicada. Docente titular da Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Rafaella Queiroga Souto, Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Doutora em Ciências da Saúde. Docente do Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva (DESC) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Publicado

28-11-2023

Como Citar

Rodrigues, R. C. dos S., Araújo-Monteiro, G. K. N. de, Marcolino, E. de C., Brandão, B. M. L. da S., Barbosa, L. A., Moraes, R. M. de, & Souto, R. Q. (2023). VIOLÊNCIA CONTRA PESSOA IDOSA: ANÁLISE DA CONSISTÊNCIA INTERNA DE INSTRUMENTOS. Cogitare Enfermagem, 28. https://doi.org/10.1590/ce.v28i0.90288

Edição

Seção

Artigo Original