SOBRECARGA DOS CUIDADORES FAMILIARES DE ADOECIDOS POR CÂNCER EM CUIDADOS PALIATIVOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/ce.v28i0.89726

Palavras-chave:

Sobrecarga, Cuidadores, Cuidados Paliativos, Enfermagem Oncológica, Neoplasias.

Resumo

Objetivo: analisar a correlação entre sobrecarga dos cuidadores familiares de adoecidos por câncer em Cuidados Paliativos e as variáveis sexo, idade, problemas de saúde e tempo de cuidado.

Método: estudo descritivo correlacional com amostra não probabilística de 147 cuidadores familiares, na Clínica de Cuidados Paliativos Oncológicos, em 2021, na cidade de Belém do Pará - Brasil. Utilizou-se a Escala de Sobrecarga de Zarit para coleta de dados com análise estatística descritiva e inferencial.

Resultados: 86 (58,5%) dos cuidadores eram do sexo feminino, 66 (44,9%) cuidadores se sentem “Muito sobrecarregados”, 104 (70,7%) apresentaram sobrecarga Moderada a Severa. Não houve consistência para concluir as variáveis sexo, faixa etária, problemas de saúde ou tempo de cuidado uma relação estatisticamente significante (p>0,05).

Conclusão: espera-se que os resultados contribuam para aumentar o conhecimento do tema, subsidiando a prática assistencial, e na formulação de políticas públicas para o atendimento das necessidades dos cuidadores de familiares adoecidos por câncer.

Biografia do Autor

Jamil Michel Miranda do Vale, Universidade Federal do Pará

Enfermeiro, graduado no curso de Bacharelado e Licenciatura Plena em Enfermagem pela Faculdade da Universidade Federal do Pará (2016). Atualmente, atuando como Enfermeiro residente pelo Programa de Residência Multiprofissional e Uniprofissional.

Publicado

2023-11-07

Como Citar

Vale, J. M. M. do, Santana, M. E. de, Lima, V. L. de A., Parente, A. T., Sonobe, H. M., & Ferreira, I. P. (2023). SOBRECARGA DOS CUIDADORES FAMILIARES DE ADOECIDOS POR CÂNCER EM CUIDADOS PALIATIVOS. Cogitare Enfermagem, 28. https://doi.org/10.1590/ce.v28i0.89726

Edição

Seção

Artigo Original