USO E ADESÃO DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL POR RESIDENTES: VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTO DE MEDIDA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/ce.v28i0.89707

Palavras-chave:

Inquéritos e questionários, Estudo de validação, COVID-19, Equipamento de proteção individual, Internato e residência.

Resumo

Objetivo: Validar o instrumento de medida que avalia o uso e a adesão de equipamentos de proteção individual entre os residentes de saúde.

Método: Estudo metodológico desenvolvido em ambiente virtual entre agosto de 2020 e março de 2021 com residentes da atenção primária e hospitalar das cinco regiões do Brasil. Os participantes responderam a versão adaptada para residentes do “E.P.I.–APS”. Utilizou-se a análise fatorial confirmatória para validação do instrumento.

Resultados: Participaram 227 residentes, sendo maioria mulher cis (82,8%), atuavam na região Sudeste (58,1%) e em atenção hospitalar (47,6%). A estrutura em oito domínios (gorro/touca; luvas; comportamento de segurança; máscara N95; higienização das mãos; avental/capote; máscara cirúrgica; óculos de proteção/protetor facial) foi confirmada. Apenas dois itens com carga fatorial inferior a 0,5 foram mantidos. 

Conclusão: O instrumento é válido para mensurar o uso e adesão aos equipamentos de proteção individual entre residentes, o que contribui para direcionar a formação e a segurança laboral.

Biografia do Autor

Cosme Rezende Laurindo, Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais

Especialista em Políticas e Gestão da Saúde lotado na Coordenadoria Estadual de Vigilância das Arboviroses (CEVARB/DVAT/SVE/SUBVS), da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES MG). Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Especialista em Saúde Mental - Modalidade Residência Multiprofissional pela UFJF. Especialização em andamento em Saúde Coletiva com concentração em Monitoramento, Avaliação e Informações Estratégicas pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA). Especialista em Gestão e Auditoria de Serviços da Saúde pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Aperfeiçoamento em andamento em Formação de Preceptores da Educação em Saúde - FORPRES pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Aperfeiçoado em Atenção à Saúde no Sistema Prisional pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/ Fiocruz - RJ). Bacharel em Enfermagem pela UFJF. Enfermeiro Terapeuta pela participação no Projeto Enfermagem Solidária, Conselho Federal de Enfermagem.

Angélica da Conceição Oliveira Coelho, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Minas Gerais

Professora Adjunto, Departamento de Enfermagem Básica, Programa de Pós-Graduação, Faculdade de Enfermagem, Universidade Federal de Juiz de Fora. Líder do NEICAS.

Publicado

01-11-2023

Como Citar

Dutra, H. S., Assis, C. C. G. de, Laurindo, C. R., Costa, K. A. R., Pereira, A. B., Lanza, F. M., & Coelho, A. da C. O. (2023). USO E ADESÃO DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL POR RESIDENTES: VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTO DE MEDIDA. Cogitare Enfermagem, 28. https://doi.org/10.1590/ce.v28i0.89707

Edição

Seção

Artigo Original