Open Journal Systems

SABERES E PRÁTICAS DE MÃES RIBEIRINHAS SOBRE VACINAÇÃO

Ricardo Luiz Saldanha da Silva, Evelyn Rafaela de Almeida dos Santos, Elis Maria Rodrigues da Silva, Ivaneide Leal Ataíde Rodrigues, Erlon Gabriel Rego de Andrade, Laura Maria Vidal Nogueira

Resumo


Objetivo: analisar os saberes de mães ribeirinhas sobre vacinação e sua influência na prática de levar seus filhos para vacinar.

Método: estudo qualitativo/descritivo, realizado na Unidade de Saúde da Família Combú, Belém-Pará, Brasil, com 30 mães ribeirinhas que tinham filhos em idade vacinal. Os dados foram produzidos por entrevistas individuais, cujo corpus foi analisado com o software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires 0.7, alpha 2, utilizando a Classificação Hierárquica Descendente.

Resultados: o software gerou seis classes, compondo duas categorias: “Saberes e práticas de mães ribeirinhas sobre vacinação” e “Importância da educação em saúde e o papel dos profissionais de saúde no compartilhamento de informações sobre vacinação”.

Conclusão: discutir os saberes de mães ribeirinhas sobre vacinação e sua influência na tomada de decisão permitiu refletir criticamente sobre as práticas no cotidiano dessa população, oportunizando aos profissionais de saúde repensar estratégias, principalmente nas ações educativas.

 


Palavras-chave


Vacinação; População Rural; Saúde Pública; Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde; Enfermagem.

Texto completo:

PDF (PORTUGUÊS)


DOI: http://dx.doi.org/10.1590/ce.v28i0.88275