Open Journal Systems

SALÁRIO EMOCIONAL COMO FERRAMENTA DE GESTÃO: IMPORTÂNCIA ATRIBUÍDA POR PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM

Vladia Pinheiro de Sousa Pires, Marcia Galan Perroca

Resumo


Objetivo: identificar a importância atribuída por profissionais de enfermagem aos componentes propostos do salário emocional; e verificar a associação com variáveis sociodemográficos e laborais dos participantes.

Método: estudo exploratório com 172 profissionais de um hospital oncológico do estado de São Paulo – Brasil, realizado em 2021. Construiu-se e validou-se um questionário contendo 40 componentes do salário emocional. Para a análise, utilizaram-se medidas de tendência central e testes não paramétricos.

Resultados: enfermeiros destacaram a oportunidade de progressão na carreira e sentir-se respeitado — 3,8 (0,4); e os técnicos/auxiliares, sentir-se respeitado pelos colegas, atuação colaborativa e importância social do trabalho — todos com 3,7(0,5). Houve associação dos escores da escala com escolaridade (p ≤0,05). 

Conclusão: a maioria dos componentes do salário emocional é valorizada, principalmente aqueles relacionados às relações profissionais e condições de trabalho. Os achados podem direcionar políticas de pessoal nas organizações, favorecendo a satisfação laboral, a qualidade assistencial e os resultados organizacionais.


Palavras-chave


Ambiente de trabalho; Satisfação no trabalho; Recursos humanos de enfermagem no hospital; Gestão de pessoas; Condições de trabalho.

Texto completo:

PDF (PORTUGUÊS)


DOI: http://dx.doi.org/10.1590/ce.v28i0.87837