VIGIPÉ®: TECNOLOGIA DE ESTRATIFICAÇÃO DE RISCO DOS PÉS DE PACIENTES COM DIABETES MELLITUS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/ce.v28i0.87621

Palavras-chave:

Enfermagem, Estomaterapia, Pé diabético, Ferimentos e lesões, Tecnologias em Saúde.

Resumo

Objetivo: construir e validar um aplicativo que estabeleça o grau de risco do pé diabético  associando suas condições de saúde.

Metodologia: estudo metodológico realizado entre março de 2019 a dezembro de 2021, em Crato – CE – Brasil,  dividido em três fases: 1) Revisão das diretrizes nacionais e internacionais; 2) Construção da tecnologia educativa e 3) Validação do conteúdo e aparência da tecnologia. Este estudo seguiu as diretrizes do guia Revised Standards for Quality Improvement Reporting Excellence.

Resultados: na fase de revisão, identificou-se conteúdo semelhante entre as diretrizes para o delineamento e a organização do constructo. A tecnologia construída possibilitou a coleta de dados, avaliação e classificação de risco do pé diabético. Na etapa de validação, 18 juízes avaliaram o instrumento, que teve o IVC 0,96.

Conclusão: o estudo poderá contribuir para melhorar os indicadores referente as hospitalizações, amputações, mobilidade diminuída, dependência, fragilidade e mortalidade advindos do pé diabético.

Publicado

11-08-2023

Como Citar

Oliveira, C. R. T. de, Macedo, L. F. R., Pinheiro, P. G., Meneses, J. C. B. C. de, Menezes, L. C. G. de, Marques, A. D. B., & Sampaio, L. R. L. (2023). VIGIPÉ®: TECNOLOGIA DE ESTRATIFICAÇÃO DE RISCO DOS PÉS DE PACIENTES COM DIABETES MELLITUS. Cogitare Enfermagem, 28. https://doi.org/10.1590/ce.v28i0.87621

Edição

Seção

Artigo Original