REPERCUSSÕES DA PANDEMIA DA COVID-19 NA ATENÇÃO À MULHER NO TRABALHO DE PARTO E PARTO: ESTUDO TRANSVERSAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/ce.v28i0.86841

Palavras-chave:

Coronavírus, Parto, Pandemias, Assistência de Enfermagem, Enfermagem Obstétrica.

Resumo

Objetivo: analisar a atenção à saúde da mulher no pré-parto e parto em período de pandemia da COVID-19.

Método: estudo analítico e transversal, realizado com 404 puérperas de três maternidades do Paraná - Brasil, entre os meses de setembro-dezembro/2021. Os dados foram analisados por teste qui-quadrado (p<0,05) para verificar a associação.

Resultados: foram mantidos os cuidados com a prevenção da COVID-19 no pré-parto e parto (distanciamento físico 89,4%, uso de máscara 96,8%, etiqueta respiratória 74,3%, higienização das mãos 97,8%), permanência do acompanhante (97,2%), respeito à escolha da via de parto (71%) e contato pele a pele (70,2%). Constatou-se uma alta taxa de hospitalização precoce (dilatação entre 0-3cm), baixa oferta de métodos não farmacológicos para alívio da dor e baixo incentivo ao aleitamento materno.

Conclusão: o estudo contribui para aperfeiçoar as ações em saúde acerca da fisiologia natural do parto e para fortalecer os direitos no nascimento do filho, mesmo em períodos vulneráveis de pandemia.


 

Biografia do Autor

Geisyelli Alderete, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Graduanda do Curso de Enfermagem.

Helder Ferreira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Enfermeiro. Doutor em Ciências. Professor adjunto do Curso de Enfermagem e do Programa de Pós-graduação (mestrado) em Saúde Pública em Região de Fronteira.

Andrea Ferreira Ouchi França, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Enfermeira. Doutora em Ciências. Professora adjunta do Curso de enfermagem.

Ana Paula Contiero, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Enfermeira. doutora em ciências. Professora adjunta do Curso de Enfermagem e do Pragrama de Pós-graduação (mestrado) em Saúde Pública em Região de Fronteira.

Adriana Zilly, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Bióloga. Doutora em Ciências. Professora Associada do Curso de Enfermagem, do Programa de Pós-graduação (mestrado) em Saúde Pública em Região de Fronteira e em Ensino.

Rosane Meire Munhak da Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Enfermeira. Doutora em Ciências. Professora adjunta do Curso de Enfermagem e do Programa de Pós-graduação (mestrado) em Saúde Pública em Região de Fronteira.

Publicado

30-06-2023

Como Citar

Alderete, G., Ferreira, H., França, A. F. O., Contiero, A. P., Zilly, A., & Silva, R. M. M. da. (2023). REPERCUSSÕES DA PANDEMIA DA COVID-19 NA ATENÇÃO À MULHER NO TRABALHO DE PARTO E PARTO: ESTUDO TRANSVERSAL. Cogitare Enfermagem, 28. https://doi.org/10.1590/ce.v28i0.86841

Edição

Seção

Artigo Original