MORTALIDADE POR AGRESSÕES EM UM ESTADO DA REGIÃO NORTE DO BRASIL DE 2000 A 2019: TENDÊNCIA EM SÉRIES TEMPORAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/ce.v28i0.86812

Palavras-chave:

Causas externas, Mortalidade, Saúde Pública, Sistema de Informação sobre Mortalidade.

Resumo

Objetivo: analisar a tendência temporal de mortalidade por agressões no Estado do Acre, de acordo com o sexo.

Método: estudo ecológico de análise de série temporal com dados extraídos do Sistema de Informações de Mortalidade correspondentes às mortes provocadas por agressões (CID X85-Y09), ocorridos no estado do Acre - Brasil, de 2000 a 2019. A análise dos dados foi realizada utilizando o modelo de análise linear generalizada de Prais-Winsten com nível de significância estatística de 5%.

Resultados: houve maior mortalidade por causas externas em indivíduos adultos do sexo masculino. Foi observada uma tendência crescente dos homicídios para o sexo masculino com variação percentual anual de 3,13%, p=0,002 e para ambos os sexos de 2,92%, p=0,003.

Conclusão: essas informações apontam a necessidade emergente de combate e prevenção das violências. Destaca-se a importância do profissional de enfermagem na mobilização social e participação na reformulação de políticas públicas de combate a violência.

Biografia do Autor

Kaira Carla de Oliveira Portilho, Enfermeira e mestranda de Saúde Coletiva, Universidade Federal do Acre (UFAC), Rio Branco, Acre.

Enfermira e mestranda de Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Acre.

Marcos Venicius Malveira de Lima, Doutor em Ciências da Saúde - FMABC Servidor da Secretária de Estado de Saúde do Acre, Departamento de Vigilância em Saúde, Rio Branco, AC, Brasil.

Servidor da Secretaria de Estado de Saúde do Acre, em treinamento no Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde - EPISUS.

Rozilaine Redi Lago, Docente adjunta. Universidade Federal do Acre, Centro de Ciências da Saúde e do Desporto, Rio Branco, Acre, Brasil.

Enfermeira, Doutora em ciências pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo; mestre em Saúde Coletiva, exerce a docência no Centro de Ciências da Saúde e do Desporto da Universidade Federal do Acre como Professora Adjunta nas áreas de vigilância e promoção da saúde, saúde mental, dentre outras.

Greiciane da Silva Rocha, Docente adjunta. Universidade Federal do Acre, Centro de Ciências da Saúde e do Desporto, Rio Branco, Acre, Brasil.

Doutorado e mestrado pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP). Docente Adjunta IV da Universidade Federal do Acre - UFAC.

Publicado

2023-07-26

Como Citar

Portilho, K. C. de O., Lima, M. V. M. de, Lago, R. R., & Rocha, G. da S. (2023). MORTALIDADE POR AGRESSÕES EM UM ESTADO DA REGIÃO NORTE DO BRASIL DE 2000 A 2019: TENDÊNCIA EM SÉRIES TEMPORAIS. Cogitare Enfermagem, 28. https://doi.org/10.1590/ce.v28i0.86812

Edição

Seção

Artigo Original