Open Journal Systems

PLANEJAMENTO REPRODUTIVO E INSERÇÃO DE DISPOSITIVO INTRAUTERINO REALIZADA POR MÉDICOS E ENFERMEIRAS NO BRASIL

Gabrielle Almeida Rodrigues, Valdecyr Herdy Alves, Diego Pereira Rodrigues, Audrey Vidal Pereira, Giovanna Rosario Soanno Marchiori, Maria Luiza Bezerra Oliveira, Dannyelly Dayane Alves da Silva Costa

Resumo


Objetivo: analisar os registros referentes à consulta de planejamento reprodutivo e a inserção do dispositivo intrauterino realizadas por enfermeiros e médicos na Atenção Primária à Saúde do Brasil, no ano de 2021.

Método: trata-se de estudo quantitativo, transversal e descritivo, utilizando-se de dados secundários do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica e submetido à análise estatística descritiva simples dos dados.

Resultados: foram registrados no país 18.243 procedimentos sobre a inserção do DIU com prevalência da atuação do profissional médico, exceto no estado de Roraima; e o quantitativo de 54.186 consultas de planejamento reprodutivo com hegemonia de 41.184 (76%) do profissional enfermeiro em relação aos médicos 13.002 (24%).

Conclusão: há necessidade de investimento na capacitação de médicos e enfermeiros para ampliar o acesso e direito à atenção à vida sexual das mulheres no país. A atuação da Enfermagem se constitui em uma via para consolidar o direito à atenção à vida sexual e reprodutiva das mulheres.


Palavras-chave


Dispositivos intrauterinos; Saúde da mulher; Enfermeiros; Médicos; Educação Interprofissional.

Texto completo:

PDF (PORTUGUÊS)


DOI: http://dx.doi.org/10.1590/ce.v28i0.86717