Open Journal Systems

LUTO PARENTAL: VIVÊNCIAS DA EQUIPE DE ENFERMAGEM EM TERAPIA INTENSIVA NEONATAL

Luciana de Carvalho Pires, Regina Gema Santini Costenaro, Maria Helena Gehlen, Liliane Alves Pereira, Camila Freitas Hausen, Eliane Tatsch Neves

Resumo


Objetivo: conhecer a vivência da equipe de enfermagem ao atuar em situação de luto parental na Terapia Intensiva Neonatal.

Método: estudo qualitativo desenvolvido por meio de entrevistas semiestruturadas no período de março a abril de 2021 com profissionais de enfermagem de uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal no Rio Grande do Sul, Brasil. Os resultados foram submetidos à análise temática de conteúdo.

Resultados: o ato de vivenciar o luto parental pela equipe de enfermagem perpassa pela tristeza, impotência e sofrimento. Estratégias enfrentadas nesse momento são pautadas na empatia e humanização. Para os profissionais, o conhecimento para encarar a situação advém das próprias experiências de perda na vida pessoal e profissional, da força e religiosidade.

Conclusão: espera-se que este estudo contribua para a prática dos profissionais da saúde na assistência aos pais que vivenciam o processo de luto parental no contexto da terapia intensiva neonatal.


Palavras-chave


Luto; Unidades de Terapia Intensiva Neonatal; Enfermagem; Enfermagem Neonatal; Pais.

Texto completo:

PDF (PORTUGUÊS)


DOI: http://dx.doi.org/10.1590/ce.v28i0.86643