DIÁLOGO SOBRE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS: GAMIFICATION NA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/ce.v28i0.86384

Palavras-chave:

Jogos e Brinquedos, Tecnologia Educacional, Educação em Enfermagem, Pessoal de Saúde, Doadores de Tecidos.

Resumo

Objetivo: sistematizar a experiência da parceria ensino-serviço na elaboração e aplicação de um jogo virtual sobre doação de órgãos e tecidos enquanto proposta de educação permanente em saúde.

Método: sistematização de experiência, conduzida por análise documental, envolvendo o processo de elaboração e aplicação de uma prática educativa de gamification por estudantes, professores e profissionais da enfermagem, que desenvolveram a estratégia e aplicaram em um hospital universitário no Sul do Brasil em setembro de 2020.

Resultados: ante o contexto sanitário imposto pela covid-19, o jogo virtual composto por 20 questões em torno do processo de doação de órgãos e tecidos para transplantes, enquanto estratégia de educação permanente em saúde, inspirou engajamento e motivação dos profissionais, que mostraram escasso conhecimento acerca da temática e avaliaram a estratégia como positiva.

Conclusão: evidenciou-se um caminho potencial a ser replicado em diferentes contextos e temáticas, estimulando e encorajando o processo de cuidado e de educação.

 

Publicado

2023-07-10

Como Citar

Lima, L. V. de, Pavinati, G., Gonçalves, L. de A. R., Corsi, C. A. C., Cabianchi, E. C., Freitas, R. A. de, & Baldissera, V. D. A. (2023). DIÁLOGO SOBRE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS: GAMIFICATION NA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE. Cogitare Enfermagem, 28. https://doi.org/10.1590/ce.v28i0.86384

Edição

Seção

Artigo Original