Open Journal Systems

TERMINOLOGIA ESPECIALIZADA DE ENFERMAGEM PARA O CUIDADO DE PESSOAS COM LEISHMANIOSE VISCERAL

Diego Dias de Araújo, Tatielle Aparecida Almeida Bernardes, Luiza Rodrigues Camisasca, Ana Beatriz Martins Lopes, Hérica Pinheiro Corrêa, Daniel Vinícius Alves Silva, Maria Naiane Rolim Nascimento

Resumo


Objetivo: construir uma terminologia especializada de enfermagem para o cuidado de pessoas com Leishmaniose Visceral.

Método: estudo metodológico, realizado em duas etapas: identificação dos conceitos relevantes em prontuários de pacientes com a prioridade de saúde eleita internados em hospital público e de ensino do norte de Minas Gerais, BR, entre 2017 e 2019; e mapeamento cruzado dos conceitos identificados com a CIPE®.

Resultados: extraíram- se 57.797 conceitos simples e compostos (com repetições), dos quais, 624 foram considerados conceitos únicos úteis no cuidado de enfermagem à pessoa com Leishmaniose Visceral. Foram identificados 281 (45%) conceitos primitivos como constantes na CIPE® 2019-2020 e 343 (55%) não constantes na classificação. Nos eixos, destacaram-se os conceitos relacionados ao Foco e Localização.

Conclusões: construiu-se uma terminologia especializada da CIPE® para o cuidado de pessoas com Leishmaniose Visceral com potenciais impactos na padronização de ações e geração de indicadores sensíveis à prática de enfermagem.


Palavras-chave


Classificação; Enfermagem; Leishmaniose Visceral; Pesquisa Metodológica em Enfermagem; Terminologia Padronizada em Enfermagem.

Texto completo:

PDF (PORTUGUÊS)


DOI: http://dx.doi.org/10.1590/ce.v28i0.84101