REPERCUSSÕES PSICOSSOCIAIS DO TRATAMENTO RADIOTERÁPICO PARA O CÂNCER DO COLO UTERINO: UMA ABORDAGEM QUALITATIVA
Resumo
Objetivo: compreender as repercussões psicossociais do pós-tratamento radioterápico para o câncer do colo uterino.
Método: estudo qualitativo, com a participação de pacientes em pós-tratamento radioterápico para o câncer do colo uterino em um ambulatório de enfermagem oncoginecológica, localizado no Município do Rio de Janeiro – Brasil. Os dados foram coletados durante os meses de março e abril de 2019 por meio de entrevista aberta e submetidos à análise de conteúdo.
Resultados: definiram-se quatro categorias: o constructo de papéis sociais: a perda da identidade feminina; a sexualidade da mulher pós-tratamento para o câncer do colo uterino: repercussões conjugais; dificuldades de adaptação à nova condição de vida: reconstruindo a imagem corporal; convivendo com o câncer do colo uterino: repensando a vida e reconstruindo valores através da rede de apoio.
Considerações finais: os resultados contribuem para o direcionamento do cuidado, aumentando a qualidade de vida e auxiliando a reorganização da vida profissional, social e familiar dessas mulheres.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.1590/ce.v28i0.83874