EFEITOS DA SEXUALIDADE NOS TRANSTORNOS MENTAIS COMUNS E NA QUALIDADE DE VIDA DE PESSOAS IDOSAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v27i0.83253

Palavras-chave:

Saúde Pública, Saúde do Idoso, Saúde Mental, Estratégia Saúde da Família, Promoção da Saúde.

Resumo

Objetivo: Analisar os efeitos da sexualidade nos transtornos mentais comuns e na qualidade de vida de pessoas idosas.

Método: Estudo transversal e analítico realizado com 721 pessoas idosas. Os participantes responderam a quatro instrumentos: biosociodemográfico, EVASI, SRQ-20 e WHOQOL-Old. Os dados foram analisados com os testes de Mann-Whitney e a Modelagem de Equações Estruturais, adotando intervalo de confiança de 95%.

Resultados: A sexualidade exerceu efeito forte e positivo sobre a qualidade de vida (CP=0,778 [IC95%=0,680-0,862] p<0,001), enquanto que sobre os transtornos mentais comuns, o efeito observado foi forte e negativo (CP= -0,481 [IC95%= -0,540 – -0,421] p<0,001).

Conclusão: o aumento quanti-qualitativo das vivências em sexualidade exerceu efeitos de aumento da qualidade de vida e de redução dos transtornos mentais comuns nas pessoas idosas. Por ser identificado efeito forte sobre as variáveis, constata-se a relevância clínica da sexualidade ser trabalhada com mais frequência nos serviços de saúde.

Biografia do Autor

Edison Vitório de Souza Júnior, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP), Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.

Enfermeiro. Doutorando em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Enfermagem Fundamental. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP), Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.

Diego Pires Cruz, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Jequié, Bahia, Brasil.

Enfermeiro. Doutorando em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Jequié, Bahia, Brasil. 

Lais Reis Siqueira, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL). Alfenas, Minas Gerais, Brasil

Enfermeira. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL). Alfenas, Minas Gerais, Brasil 

Benedito Fernandes da Silva Filho, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Jequié, Bahia, Brasil.

Enfermeiro. Mestre em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Jequié, Bahia, Brasil. Email: beneditosamu192@camacari.ba.gov.br ORCID: 

Gabriel Magalhães Cairo, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Jequié, Bahia, Brasil.

Cirurgião Dentista. Mestrando em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Jequié, Bahia, Brasil.

Lucas Brito Dias Infante, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Jequié, Bahia, Brasil.

Graduando em Medicina na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Jequié, Bahia, Brasil.

Namie Okino Sawada, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), Alfenas, Minas Gerais, Brasil.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Titular-livre do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), Alfenas, Minas Gerais, Brasil. 

Downloads

Publicado

04-08-2022

Como Citar

Souza Júnior, E. V. de, Cruz, D. P., Siqueira, L. R., Silva Filho, B. F. da, Cairo, G. M., Infante, L. B. D., & Sawada, N. O. (2022). EFEITOS DA SEXUALIDADE NOS TRANSTORNOS MENTAIS COMUNS E NA QUALIDADE DE VIDA DE PESSOAS IDOSAS. Cogitare Enfermagem, 27. https://doi.org/10.5380/ce.v27i0.83253

Edição

Seção

Artigo Original