HISTORICIDADE INSTITUCIONAL DO ENSINO DE ENFERMAGEM NA PARAÍBA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ESTUDO

Autores

  • Daísy Vieira de Araújo
  • Cesar Cavalcanti da Silva

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v12i1.8279

Palavras-chave:

História, Enfermagem, Recursos humanos, Ensino, History, Nursing, Manpower, Teaching, Historia, Enfermería, Recurso humano, Enseñanza.

Resumo

Trata-se de um artigo de atualização com o objetivo de relatar o percurso histórico do ensino de enfermagem na Paraíba, com enfoque nas transformações institucionais que determinaram alterações no curso de graduação em enfermagem do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba – CCS/UFPB. Promove uma incursão sobre o ensino da enfermagem no Brasil, desde a criação de cursos para auxiliares de enfermagem, passando pelo ensino técnico, até o nível superior e relata os principais acontecimentos deste percurso na Paraíba. Deste modo, faz uma análise do estado da arte do processo de formação de recursos humanos de enfermagem em João Pessoa-PB, elucidando a legislação que o subsidia.

Downloads

Publicado

06-07-2007

Como Citar

Araújo, D. V. de, & Silva, C. C. da. (2007). HISTORICIDADE INSTITUCIONAL DO ENSINO DE ENFERMAGEM NA PARAÍBA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ESTUDO. Cogitare Enfermagem, 12(1). https://doi.org/10.5380/ce.v12i1.8279

Edição

Seção

REVISÃO