SAE COMO UM NOVO FAZER NA ATIVIDADE CUIDATIVA DA ENFERMEIRA COM BASE NA COMPLEXIDADE DE EDGAR MORIN

Autores

  • Fernanda Lucas Lopes
  • Michelle da Silveira Chapacais Szewczyk
  • Valéria Lerch Lunardi
  • Silvana Sidney Costa Santos

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v12i1.8278

Palavras-chave:

Cuidados de enfermagem, Teorias da enfermagem, Nursing care, Nursing theory, Atención de enfermería, Teoria de la enfermería.

Resumo

Reflexão teórica cujo objetivo foi realizar uma aproximação da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) com a Complexidade de Edgar Morin. A SAE é uma ferramenta utilizada na enfermagem e no cotidiano do cuidar/cuidado, significando uma nova maneira de exercer e olhar o ato de cuidar. Este estudo possibilitou perceber a SAE como uma ferramenta indispensável ao cuidado de enfermagem, ressaltando que cada indivíduo sob o cuidado de enfermagem apresenta especificidades e multidimensionalidade, além de destacar o ser humano como um ser complexo tornando possível sua aproximação com os princípios da complexidade propostos por Edgar Morin.

Downloads

Publicado

2007-07-06

Como Citar

Lopes, F. L., Szewczyk, M. da S. C., Lunardi, V. L., & Santos, S. S. C. (2007). SAE COMO UM NOVO FAZER NA ATIVIDADE CUIDATIVA DA ENFERMEIRA COM BASE NA COMPLEXIDADE DE EDGAR MORIN. Cogitare Enfermagem, 12(1). https://doi.org/10.5380/ce.v12i1.8278

Edição

Seção

Reflexão