INCENTIVO AO ALEITAMENTO MATERNO EM UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DE SANTA MARIA-RS

Autores

  • Ruth Maurer da Silva
  • Hedionéia Maria Foletto Pivetta
  • Eilamaria Libardoni Vieira
  • Amara Lúcia Holanda Tavares Battistel
  • Michelle Gracioli
  • Rosiana Cordeiro Righi

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v12i1.8274

Palavras-chave:

Aleitamento materno, Equipe multiprofissional, Promoção da saúde, Breastfeeding, Multiprofissional team, Promotion of the health, Amamantamiento, Equipo multipropfesional, Promoción de la salud.

Resumo

O ato de amamentar até os seis meses de vida é um método eficiente de atender não só os aspectos nutricionais, imunológicos, psicológicos ou o desenvolvimento do bebê, mas é igualmente benéfico para as mães, pois estimula o vínculo mãe-filho.Otrabalho objetivou incentivar o aleitamento materno nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Região Oeste de Santa Maria-RS, com encontros semanais em grupos de gestantes, seguindo as instruções recomendadas pela Iniciativa Unidade BásicaAmiga da Amamentação (IUBAAM), tendo como fundamento a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Os professores e acadêmicos da área das Ciências da Saúde dos Cursos de Enfermagem, Terapia Ocupacional, Nutrição e Fisioterapia do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), desenvolveram um projeto em parceria com os profissionais integrantes da Secretaria de Saúde do Município com a finalidade de diminuir o desmame precoce e tornar o aleitamento materno uma prática contínua.

Downloads

Publicado

2007-07-06

Como Citar

Silva, R. M. da, Pivetta, H. M. F., Vieira, E. L., Battistel, A. L. H. T., Gracioli, M., & Righi, R. C. (2007). INCENTIVO AO ALEITAMENTO MATERNO EM UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DE SANTA MARIA-RS. Cogitare Enfermagem, 12(1). https://doi.org/10.5380/ce.v12i1.8274

Edição

Seção

Artigo Original