AVALIAÇÃO DO ENSINO DA DISCIPLINA ENFERMAGEM GERONTOGERIÁTRICA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA FURG

Autores

  • Bárbara Tarouco da Silva
  • Silvana Sidney Costa Santos

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v12i1.8272

Palavras-chave:

Enfermagem, Ensino, Idoso, Formação profissional, Nursing, Education, Aged, Professional formation, Enfermería, Educación, Anciano, Formación profesional.

Resumo

Apopulação idosa brasileira vem crescendo de forma acelerada trazendo a necessidade de capacitação dos profissionais da saúde, principalmente dos enfermeiros. Objetivou-se avaliar o ensino da disciplina Enfermagem Gerontogeriátrica. Pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, realizado no Departamento de Enfermagem da Fundação Universidade Federal do Rio Grande/RS (FURG). Na coleta dos dados usou-se a entrevista gravada com o total de 26 alunos. Através da análise temática surgiram as seguintes categorias: Conteúdos ministrados; Mudança de atitude quanto ao idoso após a realização da disciplina; Condições adquiridas ou não adquiridas no cuidado do idoso após a disciplina; Sugestões. A pesquisa mostrou-se uma ferramenta de avaliação para a disciplina Enfermagem Gerontogeriátrica que foi inserida como disciplina obrigatória no Projeto Político Pedagógico (PPP) do Departamento de Enfermagem da FURG, considerando-se que o objeto da Enfermagem é o ser humano, sendo este: criança, adolescente, adulto ou idoso.

Downloads

Publicado

06-07-2007

Como Citar

Silva, B. T. da, & Santos, S. S. C. (2007). AVALIAÇÃO DO ENSINO DA DISCIPLINA ENFERMAGEM GERONTOGERIÁTRICA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA FURG. Cogitare Enfermagem, 12(1). https://doi.org/10.5380/ce.v12i1.8272

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL