Open Journal Systems

AVALIAÇÃO DO ENSINO DA DISCIPLINA ENFERMAGEM GERONTOGERIÁTRICA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA FURG

Bárbara Tarouco da Silva, Silvana Sidney Costa Santos

Resumo


Apopulação idosa brasileira vem crescendo de forma acelerada trazendo a necessidade de capacitação dos profissionais da saúde, principalmente dos enfermeiros. Objetivou-se avaliar o ensino da disciplina Enfermagem Gerontogeriátrica. Pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, realizado no Departamento de Enfermagem da Fundação Universidade Federal do Rio Grande/RS (FURG). Na coleta dos dados usou-se a entrevista gravada com o total de 26 alunos. Através da análise temática surgiram as seguintes categorias: Conteúdos ministrados; Mudança de atitude quanto ao idoso após a realização da disciplina; Condições adquiridas ou não adquiridas no cuidado do idoso após a disciplina; Sugestões. A pesquisa mostrou-se uma ferramenta de avaliação para a disciplina Enfermagem Gerontogeriátrica que foi inserida como disciplina obrigatória no Projeto Político Pedagógico (PPP) do Departamento de Enfermagem da FURG, considerando-se que o objeto da Enfermagem é o ser humano, sendo este: criança, adolescente, adulto ou idoso.


Palavras-chave


Enfermagem; Ensino; Idoso; Formação profissional; Nursing; Education; Aged; Professional formation; Enfermería; Educación; Anciano; Formación profesional.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v12i1.8272