O LÚDICO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NA HUMANIZAÇÃO DO CUIDADO DE CRIANÇAS HOSPITALIZADAS

Autores

  • Mirna Albuquerque Frota
  • Adryana Aguiar Gurgel
  • Mirian Calíope Dantas Pinheiro
  • Mariana Cavalcante Martins
  • Tathiana Alves Nunes Rodrigues Tavares

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v12i1.8270

Palavras-chave:

prática diária, pelos profissionais da saúde, facilitando assistência à criança, Child, Hospitalization, Play and toys, Niño, Hospitalización, Juego e juguetes.

Resumo

Realizou-se um estudo descritivo com abordagem quantitativa no qual objetivou-se verificar o lúdico como facilitador na humanização do cuidado da criança hospitalizada. Teve como sujeitos 10 crianças na faixa etária de 3 a 6 anos em condições de brincar e conscientes. A coleta dos dados deu-se através de oficinas envolvendo brincadeiras e observação do comportamento das crianças após a participação nas mesmas, sendo utilizado um check list, denominado de ‘’Ficha de registro das reações comportamentais’’. Os dados foram analisados e interpretados por meio de gráficos. Como resultado, observou-se que a promoção do brincar na hospitalização infantil pode facilitar, abrindo possibilidades para uma assistência mais criativa e humanizada, reduzindo os efeitos estressantes. Logo, verificou-se a importância da utilização do lúdico na prática diária, pelos profissionais da saúde, facilitando assistência à criança hospitalizada.

Downloads

Publicado

2007-07-06

Como Citar

Frota, M. A., Gurgel, A. A., Pinheiro, M. C. D., Martins, M. C., & Tavares, T. A. N. R. (2007). O LÚDICO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NA HUMANIZAÇÃO DO CUIDADO DE CRIANÇAS HOSPITALIZADAS. Cogitare Enfermagem, 12(1). https://doi.org/10.5380/ce.v12i1.8270

Edição

Seção

Artigo Original