Open Journal Systems

O LÚDICO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NA HUMANIZAÇÃO DO CUIDADO DE CRIANÇAS HOSPITALIZADAS

Mirna Albuquerque Frota, Adryana Aguiar Gurgel, Mirian Calíope Dantas Pinheiro, Mariana Cavalcante Martins, Tathiana Alves Nunes Rodrigues Tavares

Resumo


Realizou-se um estudo descritivo com abordagem quantitativa no qual objetivou-se verificar o lúdico como facilitador na humanização do cuidado da criança hospitalizada. Teve como sujeitos 10 crianças na faixa etária de 3 a 6 anos em condições de brincar e conscientes. A coleta dos dados deu-se através de oficinas envolvendo brincadeiras e observação do comportamento das crianças após a participação nas mesmas, sendo utilizado um check list, denominado de ‘’Ficha de registro das reações comportamentais’’. Os dados foram analisados e interpretados por meio de gráficos. Como resultado, observou-se que a promoção do brincar na hospitalização infantil pode facilitar, abrindo possibilidades para uma assistência mais criativa e humanizada, reduzindo os efeitos estressantes. Logo, verificou-se a importância da utilização do lúdico na prática diária, pelos profissionais da saúde, facilitando assistência à criança hospitalizada.


Palavras-chave


prática diária, pelos profissionais da saúde, facilitando assistência à criança; Child; Hospitalization; Play and toys; Niño; Hospitalización; Juego e juguetes.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v12i1.8270