EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL PARA MÃES DE CRIANÇAS ESPECIAIS: UM ESPAÇO PARA A PRÁTICA DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM

Autores

  • Gislene Marcelino
  • Vinícius Alves Parrilha

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v12i1.8261

Palavras-chave:

Saúde, Saúde Bucal, Educação em saúde bucal, Health, Dental health, Dental health education, Salud, Salud dental, Educación en la salud dental.

Resumo

Educar para a saúde é transformar atitudes e comportamentos, formando hábitos na população em benefício de sua própria saúde. Através de aplicação de questionários com mães de crianças especiais atendidas pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Araçatuba-SP, procurou-se avaliar a percepção destas a respeito de saúde bucal. Das 60 mães entrevistadas, 88% dizem saber como forma a cárie; 33,33% responderam que a cárie é uma doença transmissível; e sobre flúor, 65,63% relataram que serve para prevenir a cárie. Além das informações referidas, também foram pesquisados seus conhecimentos acerca do primeiro molar permanente, da amamentação noturna, da dieta e da escovação. Considerando-se que a mãe tem um papel-chave na família, conclui-se ser extremamente importante o seu envolvimento em programas de educação em saúde bucal, de maneira que a mesma possa atuar como agente multiplicador de informações que visem a promoção da sua saúde e de toda a sua família.

Downloads

Publicado

06-07-2007

Como Citar

Marcelino, G., & Parrilha, V. A. (2007). EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL PARA MÃES DE CRIANÇAS ESPECIAIS: UM ESPAÇO PARA A PRÁTICA DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM. Cogitare Enfermagem, 12(1). https://doi.org/10.5380/ce.v12i1.8261

Edição

Seção

Artigo Original