Open Journal Systems

VIVÊNCIAS DO TRABALHO REMOTO NO CONTEXTO DA COVID-19: REFLEXÕES COM DOCENTES DE ENFERMAGEM

Jeane Barros de Souza, Ivonete Teresinha Schulter Buss Heideman, Crhis Netto de Brum, Fernanda Walker, Maira Lidia Schleicher, Jeferson Santos Araújo

Resumo


Objetivo: refletir sobre como os docentes de graduação em Enfermagem vivenciam as atividades do seu processo de trabalho no contexto da pandemia de COVID-19. Método: estudo qualitativo, reflexivo, do tipo pesquisa ação- participante, fundamentado nos pressupostos de Paulo Freire. Contou-se com a participação de 20 docentes de graduação em Enfermagem de universidades públicas e privadas do Sul do Brasil. O Itinerário de Pesquisa Freireano foi percorrido perpassando pela Investigação Temática, Codificação, Descodificação e Desvelamento Crítico, em um Círculo de Cultura Virtual realizado em agosto de 2020. Resultados: os docentes de Enfermagem dialogaram sobre as repercussões do ensino não presencial na sua saúde. Refletiram acerca dos seus sentimentos no enfrentamento dessa modalidade de ensino e como o desenvolvem no contexto pandêmico. Conclusão: os resultados contribuem para a prática baseada em evidências de enfermeiros, fortalecendo a tomada de decisões quanto ao processo de trabalho docente no contexto da pandemia de COVID-19.

 


Palavras-chave


Docentes de Enfermagem; Educação a Distância; Educação em Enfermagem; Infecções por Coronavírus; Pandemias

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v26i0.77243