Open Journal Systems

ESTENOSE VAGINAL PÓS-BRAQUITERAPIA: OCORRÊNCIAS E REPERCUSSÕES EM MULHERES COM CÂNCER GINECOLÓGICO

Debblye Pikula, Silvânia Fabicz, Rafael de Lima Carmo, Jeferson Santos Araújo, Luciana Martins da Rosa, Vander Monteiro da Conceição

Resumo


Objetivo: identificar a ocorrência da estenose vaginal pós-braquiterapia ginecológica e suas repercussões na perspectiva das mulheres.
Método: estudo quanti-qualitativo, com desenho comparativo com corte longitudinal, envolvendo 23 mulheres; e com desenho interpretativo envolvendo sete mulheres, sustentado pelo referencial teórico da cultura. Ambos realizados em um serviço de radioterapia oncológica no sul do Brasil. A coleta dos dados foi realizada em 2019, sendo submetidos à estatística descritiva e análise temática.
Resultados: constatou-se que 22 das participantes apresentaram estenose vaginal em algum momento da avaliação, sendo o grau 1 mais incidente. Das repercussões, identificou-se o sofrimento durante a prática sexual e a falta de compreensão do parceiro.
Conclusão: a estenose vaginal repercute além da fisiologia da mulher, implicando em aspectos físicos e emocionais. Logo, esta pesquisa fornece subsídios para a tomada de decisões de enfermeiros, profissionais de saúde e gestores para intervir nas repercussões da estenose vaginal pós-braquiterapia ginecológica.


Palavras-chave


Braquiterapia; Neoplasias dos Genitais Femininos; Constrição Patológica; Dor; Enfermagem.

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v26i0.75694