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AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE NUTRIZES E RECÉM-NASCIDOS DURANTE A MAMADA NO PERÍODO NEONATAL: ESTUDO COMPARATIVO

Raylla Coutinho de Oliveira, Mariana Mesquita Silva, Brenda de Araújo Lopes, Mychelangela de Assis Brito, Ruth Cardoso Rocha, Cristianne Teixeira Carneiro, Maria Augusta Rocha Bezerra

Resumo


Objetivo: avaliar o desempenho de nutrizes e recém-nascidos, durante a mamada, no período neonatal e identificar as dificuldades para a prática do aleitamento materno/amamentação. Método: estudo longitudinal, comparativo, realizado em hospital regional, no Piauí, Brasil. Participaram 49 nutrizes, abordadas no primeiro e 28° dia de vida dos recém-nascidos. A coleta aconteceu entre setembro de 2018 e fevereiro de 2019, com questionário de caracterização e aplicação do instrumento LATCH – Scoring System (Latch, Audible swallowing, Type of nipple, Comfort, Hold). Para análise, utilizou-se estatística descritiva e testes de associações múltiplas. Resultados: verificou-se que, na primeira avaliação, 32,7% das nutrizes e recém-nascidos necessitaram de suporte para adequação do processo de amamentação, enquanto na segunda, apenas 2%. Conclusão: evidenciou-se que intervenções precoces voltadas para promoção e manutenção do aleitamento materno devem ser implementadas por enfermeiros, com início no pré-natal e indispensáveis na primeira semana puerperal, especialmente relacionadas à técnica de amamentação.


Palavras-chave


Aleitamento Materno; Recém-Nascido; Cuidados de Enfermagem; Desmame Precoce; Saúde da Criança.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v26i0.75517