AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE NUTRIZES E RECÉM-NASCIDOS DURANTE A MAMADA NO PERÍODO NEONATAL: ESTUDO COMPARATIVO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v26i0.75517

Palavras-chave:

Aleitamento Materno, Recém-Nascido, Cuidados de Enfermagem, Desmame Precoce, Saúde da Criança.

Resumo

Objetivo: avaliar o desempenho de nutrizes e recém-nascidos, durante a mamada, no período neonatal e identificar as dificuldades para a prática do aleitamento materno/amamentação. Método: estudo longitudinal, comparativo, realizado em hospital regional, no Piauí, Brasil. Participaram 49 nutrizes, abordadas no primeiro e 28° dia de vida dos recém-nascidos. A coleta aconteceu entre setembro de 2018 e fevereiro de 2019, com questionário de caracterização e aplicação do instrumento LATCH – Scoring System (Latch, Audible swallowing, Type of nipple, Comfort, Hold). Para análise, utilizou-se estatística descritiva e testes de associações múltiplas. Resultados: verificou-se que, na primeira avaliação, 32,7% das nutrizes e recém-nascidos necessitaram de suporte para adequação do processo de amamentação, enquanto na segunda, apenas 2%. Conclusão: evidenciou-se que intervenções precoces voltadas para promoção e manutenção do aleitamento materno devem ser implementadas por enfermeiros, com início no pré-natal e indispensáveis na primeira semana puerperal, especialmente relacionadas à técnica de amamentação.

Biografia do Autor

Raylla Coutinho de Oliveira, Universidade Federal do Piauí

Enfermeira. Graduada pela Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Mariana Mesquita Silva, Universidade Federal do Piauí

Enfermeira. Graduada pela Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Brenda de Araújo Lopes, Universidade Federal do Piauí

Enfermeira. Graduada pela Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Mychelangela de Assis Brito, Universidade Federal do Piauí

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Docente do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí. Campus Amilcar Ferreira Sobral.

Ruth Cardoso Rocha, Universidade Federal do Piauí

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Docente do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí. Campus Amilcar Ferreira Sobral.

Cristianne Teixeira Carneiro, Universidade Federal do Piauí

Enfermeira. Mestre em Educação pelo programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Docente do Curso Técnico em Enfermagem do Colégio Técnico de Floriano/Universidade Federal do Piauí, Campus Amílcar Ferreira Sobral.

Maria Augusta Rocha Bezerra, Universidade Federal do Piauí

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Docente do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí. Campus Amilcar Ferreira Sobral.

Publicado

26-08-2021

Como Citar

Oliveira, R. C. de, Silva, M. M., Lopes, B. de A., Brito, M. de A., Rocha, R. C., Carneiro, C. T., & Bezerra, M. A. R. (2021). AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE NUTRIZES E RECÉM-NASCIDOS DURANTE A MAMADA NO PERÍODO NEONATAL: ESTUDO COMPARATIVO. Cogitare Enfermagem, 26. https://doi.org/10.5380/ce.v26i0.75517

Edição

Seção

Artigo Original