QUALIDADE DE VIDA DE USUÁRIOS COM DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS ASSISTIDOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v26i0.75515

Palavras-chave:

Doença Crônica, Atenção Primária à Saúde, Qualidade de Vida, Doenças não Transmissíveis, Enfermagem em Saúde Comunitária.

Resumo

Objetivo: avaliar a Qualidade de Vida e relação com características demográficas e clínicas de usuários com Doenças Crônicas não Transmissíveis, assistidos na Atenção Primária à Saúde. Método: estudo transversal com indivíduos diagnosticados com doença crônica não transmissível, desenvolvido com questionário sociodemográfico/clínico e WHOQOL-Bref, na Atenção Primária à Saúde de um município do noroeste do Rio Grande do Sul – Brasil, entre julho de 2018 e junho 2019. Resultados: qualidade de vida com menor média no domínio Físico (59,71) e maior no domínio Psicológico (73,30). Resultados com diferença estatística para faixa etária nos domínios Físico (p<0,048), Psicológico (p=0,041) e Meio Ambiente (p=0,003), e com as variáveis cor e profissão no domínio Meio Ambiente (p=0,002).
Conclusão: o estudo contribui para direcionar e fortalecer ações de educação em saúde desenvolvidas pelas equipes de atenção primária, com vistas à qualidade de vida.

Biografia do Autor

Pâmela Naíse Pasquetti, Hospital Bruno Born

Enfermeira. Residente em Oncologia pelo Hospital Bruno Born. Lajeado, RS, Brasil.

Adriane Cristina Bernat Kolankiewicz, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Enfermeira. Doutora em Ciências. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) e do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS).

Gabriela Ceretta Flôres, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Estudante do Curso de Enfermagem da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), Ijuí, RS, Brasil.

Vanessa Dalsasso Batista Winter, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Estudante do Curso de Enfermagem da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), Ijuí, RS, Brasil.

Leticia Flores Trindade, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Enfermeira. Mestranda do PPGAIS da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Ijuí, RS, Brasil

Laura Renner Bandeira, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Enfermeira. Residente em Saúde da Família pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).

Marli Maria Loro, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Enfermeira. Doutora em Ciências. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).

Publicado

2021-08-12

Como Citar

Pasquetti, P. N., Kolankiewicz, A. C. B., Flôres, G. C., Winter, V. D. B., Trindade, L. F., Bandeira, L. R., & Loro, M. M. (2021). QUALIDADE DE VIDA DE USUÁRIOS COM DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS ASSISTIDOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE. Cogitare Enfermagem, 26. https://doi.org/10.5380/ce.v26i0.75515

Edição

Seção

Artigo Original