Open Journal Systems

QUALIDADE DE VIDA DE USUÁRIOS COM DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS ASSISTIDOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Pâmela Naíse Pasquetti, Adriane Cristina Bernat Kolankiewicz, Gabriela Ceretta Flôres, Vanessa Dalsasso Batista Winter, Leticia Flores Trindade, Laura Renner Bandeira, Marli Maria Loro

Resumo


Objetivo: avaliar a Qualidade de Vida e relação com características demográficas e clínicas de usuários com Doenças Crônicas não Transmissíveis, assistidos na Atenção Primária à Saúde. Método: estudo transversal com indivíduos diagnosticados com doença crônica não transmissível, desenvolvido com questionário sociodemográfico/clínico e WHOQOL-Bref, na Atenção Primária à Saúde de um município do noroeste do Rio Grande do Sul – Brasil, entre julho de 2018 e junho 2019. Resultados: qualidade de vida com menor média no domínio Físico (59,71) e maior no domínio Psicológico (73,30). Resultados com diferença estatística para faixa etária nos domínios Físico (p<0,048), Psicológico (p=0,041) e Meio Ambiente (p=0,003), e com as variáveis cor e profissão no domínio Meio Ambiente (p=0,002).
Conclusão: o estudo contribui para direcionar e fortalecer ações de educação em saúde desenvolvidas pelas equipes de atenção primária, com vistas à qualidade de vida.


Palavras-chave


Doença Crônica; Atenção Primária à Saúde; Qualidade de Vida; Doenças não Transmissíveis; Enfermagem em Saúde Comunitária.

Texto completo:

PDF PDF (English)