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LETRAMENTO FUNCIONAL EM SAÚDE DE PACIENTES PORTADORES DE SÍNDROME CORONARIANA AGUDA

Francisco Ariel Santos da Costa, Vera Lúcia Mendes de Paula Pessoa, Dafne Lopes Salles, Kairo Cardoso da Frota, Maria Gyslane Vasconcelos Sobral, Lorena Campos de Souza

Resumo


Objetivo: descrever o letramento funcional em saúde de pacientes com coronariopatias e analisar sua correlação com nível de escolaridade. Métodos: estudo analítico, descritivo, com abordagem quantitativa, realizado em hospital cardiológico de Fortaleza-CE, Brasil, de janeiro de 2015 a dezembro de 2018, com 76 participantes. A coleta ocorreu pelo Care Report Form e a categorização do letramento pelo Short Assessment of Health Literacy for Portuguese- Speaking Adults. As análises, pelo Statistical Package for the Social Sciences, utilizaram a relação e entrecruzamento das variáveis pelo teste estatístico Qui-Quadrado de Pearson (p<0,05). Resultados: evidenciou-se baixo grau de
escolaridade e nível de letramento funcional em saúde inadequado em 85,5% dos participantes. A associação entre grau de escolaridade e nível de letramento obteve o valor de p=0,890. Conclusão: ressaltou-se que o conhecimento do enfermeiro sobre aspectos relacionados à gestão do autocuidado pelos pacientes é estratégia importante para a prestação de uma assistência de qualidade.


Palavras-chave


Doenças Cardiovasculares; Doença da Artéria Coronariana; Enfermagem Cardiovascular; Letramento em Saúde; Educação em Saúde.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v26i0.75415