TRABALHO EM SAÚDE E AS REPERCUSSÕES DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: UM ESTUDO DOCUMENTAL

Vinicius Costa Maia Monteiro, Brunno Alves de Lucena, Carlos Jordão de Assis Silva, Pablo Ramon da Silva Carvalho, Cecília Nogueira Valença, Kalyane Kelly Duarte de Oliveira

Resumo


Objetivo: identificar as repercussões do trabalho em saúde durante a pandemia de covid-19.
Método: estudo documental de abordagem qualitativa. O corpus foi composto por matérias jornalísticas nacionais e internacionais. A busca ocorreu de forma online, de fevereiro a junho de 2020, com análise de conteúdo.
Resultados: foram identificadas 10 manchetes, das quais emergiram quatro diferentes núcleos de sentido: 1) Realidade vivida pelos profissionais de saúde pela insuficiência de Equipamento de Proteção Individual em tempos de pandemia; 2) Risco de contaminação pelo novo coronavírus sofrida pelos profissionais de saúde; 3) Esgotamento físico e emocional dos trabalhadores de saúde que atuam na linha de frente ao novo coronavírus; e 4) Responsabilidade das instituições governamentais frente à saúde e segurança do trabalhador durante a pandemia de covid-19.
Conclusão: o estudo contribui ao compreender a experiência dos profissionais e proporcionar essa perspectiva para a tomada de decisão na gestão, assistência e pesquisae m saúde.


Palavras-chave


Infecções por Coronavírus; Pandemias; Saúde do Trabalhador; Enfermagem; Saúde Pública.

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v26i0.75187 ';



Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Em caso de dificuldades ou dúvidas técnicas, faça contato com cogitare@ufpr.br

Cogitare Enfermagem. ISSN Eletrônico 2176-9133 / ISSN Impresso 1414-8536