Open Journal Systems

ENFERMAGEM BRASILEIRA NO COMBATE À INFODEMIA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Samira Silva Santos Soares, Eloá Carneiro Carvalho, Thereza Christina Mó y Mó Loureiro Varella, Karla Biancha Silva de Adrade, Thaisa Dantas de Oliveira Souza, Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza

Resumo


Objetivo: analisar, a partir de publicações do site do Conselho Federal de Enfermagem, os léxicos que mantêm relação com a temática “Combate à infodemia durante a pandemia da Covid-19”.
Método: pesquisa qualitativa do tipo documental, cujas fontes primárias foram reportagens e notícias divulgadas no site do Conselho Federal de Enfermagem durante a Semana de Enfermagem de 2020. Os dados foram processados pelo software IRAMUTEQ®. Por meio da Classificação Hierárquica Descendente, identificou-se o léxico mais frequente da classe que trata a temática investigada e este foi processado a partir da nuvem de palavras.
Resultado: o léxico mais frequente identificado foi “desinformação”.
Conclusão: o excesso de informação durante a pandemia tem causado desinformação, já que muitos dos conteúdos que circulam pelas redes sociais são dados imprecisos ou falsos, que dificultam o acesso às informações legítimas que a população e os profissionais de saúde precisam no atual momento da pandemia.


Palavras-chave


Enfermagem; Pandemias; Covid-19; Notícias; Mídias Sociais.

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v25i0.74676