Open Journal Systems

MAGNITUDE E SEVERIDADE DA COVID-19 ENTRE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM NO BRASIL

Luana Seles Alves, Antônio Carlos Vieira Ramos, Juliane de Almeida Crispim, José Francisco Martoreli Júnior, Márcio Souza dos Santos, Thaís Zamboni Berra, Ricardo Alexandre Arcêncio

Resumo


Objetivo: avaliar a tendência, magnitude e severidade da COVID-19 em profissionais de enfermagem segundo os estados brasileiros e macrorregiões.
Métodos: estudo ecológico de séries temporais e abordagem espacial. Foram levantados os casos e óbitos, no período de 20/03/2020 a 31/05/2020, disponibilizados pelo Observatório de Enfermagem do Conselho Federal de Enfermagem.
Resultados: foram notificados 6149 casos e 138 óbitos de COVID-19 entre profissionais de enfermagem; observou-se tendência de crescimento progressivo de casos e mortes em todas as macrorregiões. Foi identificado um aglomerado de alto risco para ocorrência da doença entre profissionais no Amazonas, e um para mortalidade nos estados do Pará e Amapá.
Conclusão: o estudo evidenciou tendências crescentes e áreas de risco por COVID-19, observandose perfil diferenciado entre as regiões, o que se deve às medidas adotadas nas instituições para proteção dos seus trabalhadores.

 


Palavras-chave


COVID-19; Corona vírus; Enfermagem; Incidência, Morte.

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v25i0.74537