MÍNIMO PRODUTO VIÁVEL PARA APLICATIVO DE APOIO: GESTÃO DO CUIDADO DE ENFERMAGEM À PELE DO IDOSO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v26i0.74473

Palavras-chave:

Cuidados de Enfermagem, Idoso, Pele, Ferimentos e Lesões, Inovação.

Resumo

Objetivo: descrever as etapas de construção de um Mínimo Produto Viável para aplicativo de apoio à decisão a enfermeiros para prevenção, diagnóstico de enfermagem e tratamento de lesão por fricção/pressão em idosos.
Método: estudo qualitativo com produção tecnológica pelo método Lean Startup. Realizou-se investigação qualitativa em um município do Sul do Brasil e revisão integrativa para definição de conteúdo. Produto desenvolvido em formato Hyper Text Markup Language, por meio da ferramenta Net Beans. Aplicado Teste de Usabilidade.
Resultados: participaram 25 enfermeiros. As funcionalidades foram organizadas em mapa de navegação contendo caixas de seleção para fatores de risco e plano de cuidados, diagnósticos de enfermagem, estadiamento das lesões e sugestões de tratamento. Após teste de usabilidade, identificou-se necessidade de ajustes no conteúdo e funcionalidades, que foram corrigidos, originando versão final.
Conclusão: o modelo constitui uma proposta factível à tomada de decisão de enfermagem, permitindo julgamento crítico, fundamentado em achados clínicos.

Biografia do Autor

Francisco Reis Tristão, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeiro, Especialista em atenção a saúde da pessoa idosa. Mestre em Gestão do Cuidado em Enfermagem. Gerente de Distrito Sanitário da Diretoria de atenção primária a saúde de São José/SC.

Juliana Balbinot Reis Girondi, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Curso de Graduação Enfermagem e de Pós-Graduação em Gestão do Cuidado emEnfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. 

Mônica Stein, Universidade Federal de Santa Catarina

Arquiteta e Urbanista. Doutora em Engenharia de Produção. Docente do Programa dePós-Graduação em Gestão do Cuidado emEnfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina.

Lúcia Nazareth Amante, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Curso de Graduação Enfermagem e de Pós-Graduação em Gestão do Cuidado emEnfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina.

Ana Graziela Alvarez, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina.

Katheri Maris Zamprogna, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Gerente de Distrito Sanitário da Diretoria de atenção primária a saúde de São José/SC.

Leonardo Reis Tristão, Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharel em Ciência da Computação. Mestre em Engenharia de Transportes e Gestão Territorial.  

Publicado

2021-06-02

Como Citar

Tristão, F. R., Girondi, J. B. R., Stein, M., Amante, L. N., Alvarez, A. G., Zamprogna, K. M., & Tristão, L. R. (2021). MÍNIMO PRODUTO VIÁVEL PARA APLICATIVO DE APOIO: GESTÃO DO CUIDADO DE ENFERMAGEM À PELE DO IDOSO. Cogitare Enfermagem, 26. https://doi.org/10.5380/ce.v26i0.74473

Edição

Seção

Artigo Original