CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE QUESTIONÁRIO PARA AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DO CUIDADOR INFORMAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v26i0.73966

Palavras-chave:

Cuidadores, Psicometria, Inquéritos e Questionários, Estudos de Validação, Reprodutibilidade dos Testes

Resumo

Objetivos: construir e validar o conteúdo e constructos de um questionário para avaliação das competências do cuidador informal. Método: estudo metodológico de construção e validação de questionário na área da saúde, realizado em um município da região noroeste do Paraná - Brasil. O questionário foi aplicado em dois grupos de 30 e 40 cuidadores informais. Participaram nove especialistas no comitê de juízes. Confirmou-se a validade de conteúdo, validade de constructo e verificação da consistência interna. Resultados: a construção apresentou quatro versões, sendo a última composta por duas partes, a primeira com 13 questões de caracterização sociodemográfica e a segunda com 14 itens específicos, ancorada em três constructos: competências cognitivo-emocionais, psicomotoras e relacionais. A versão final apresentou bom nível de concordância entre os juízes e consistência interna de α=89. Conclusão: o questionário serve como estratégia de avaliação dos cuidadores informais quanto ao nível de competência para executar o cuidado.

Biografia do Autor

Rafaely de Cassia Nogueira Sanches, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira. Doutora em enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Pr.

Fernanda Trevisan Gatez dos Santos, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira. Doutoranda de Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá.

Cremilde Aparecida Trindade Radovanovic, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira. Docente Adjunto do Departamento de Pós-graduação e graduação de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Pr.

Publicado

04-11-2021

Como Citar

Sanches, R. de C. N., Santos, F. T. G. dos, & Radovanovic, C. A. T. (2021). CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE QUESTIONÁRIO PARA AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DO CUIDADOR INFORMAL. Cogitare Enfermagem, 26. https://doi.org/10.5380/ce.v26i0.73966

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL