Open Journal Systems

RECOMENDAÇÕES PARA O CUIDADO À CRIANÇA FRENTE AO NOVO CORONAVÍRUS

Sandra Teixeira de Araújo Pacheco, Michelle Darezzo Rodrigues Nunes, Juliana Zambrano Victória, Welker da Silva Xavier, Jaciane Alexandre da Silva, Cícero Ivan Alcantara Costa

Resumo


Objetivo: identificar na literatura nacional e internacional as recomendações para o cuidado de crianças frente ao novo coronavírus.
Método: revisão integrativa, realizada no mês de abril de 2020, nas bases de dados Web of Science, CINAHL, BDENF, IBECS, LILACS, MEDLINE. Foram incluídos artigos de recomendação publicados em 2020. Excluíram-se estudos clínicos, sobre outras temáticas ou populações.
Resultados: a amostra foi constituída por 10 artigos, agrupados em três categorias de
recomendações, que tratam: do cuidado a crianças com câncer; da busca pela diminuição dos malefícios biopsicossociais do confinamento; e das possibilidades de diagnóstico e tratamento.
Conclusão: as recomendações destacadas não se esgotam, mas representam um direcionamento para familiares/cuidadores e profissionais de saúde diante da grave situação. Para a enfermagem, conhecer as recomendações atuais sobre os cuidados a criança frente à COVID-19 possibilita a realização de ações para a promoção do cuidado de qualidade e seguro à criança.


Palavras-chave


Criança; Coronavírus; Covid-19; Enfermagem pediátrica; Enfermagem.

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v25i0.73554