Open Journal Systems

SEDAÇÃO, EUTANÁSIA E O PROCESSO DE MORRER DO PACIENTE COM CÂNCER EM CUIDADOS PALIATIVOS: COMPREENDENDO CONCEITOS E INTER-RELAÇÕES

Juliana Balbinot Reis Girond, Roberta Waterkemper

Resumo


Este artigo trata-se de um estudo reflexivo que tem como objetivo discutir a prática da sedação em pacientes com câncer que estão sob cuidados paliativos. Apesar de ser uma temática pouco abordada, esta discussão torna-se pertinente devido às angústias que incita em todos os profissionais envolvidos no cuidado deste paciente. Inicia-se o estudo com a definição de alguns conceitos encontrados em literatura científica sobre a sedação, o processo de morte / morrer, cuidados paliativos em Oncologia e eutanásia. A seguir, se faz uma inter-relação entre estes conceitos para sua implementação no contexto de cuidado ao paciente com câncer. Por fim, considera-se que o ato de sedar um paciente com câncer em fase terminal, deve ser avaliado quanto aos benefícios e/ou malefícios, valorizando a percepção da família e, se possível, do próprio paciente sobre esta prática.


Palavras-chave


Sedação; Eutanásia; Cuidados paliativos; Sedation; Euthanasia; Palliative Care; Sedación; Eutanasia; Cuidados Paliativos.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v11i3.7313