CONVIVÊNCIA FAMILIAR E INDEPENDÊNCIA PARA ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA ENTRE IDOSOS DE UM CENTRO DIA

Autores

  • Fabiana Magalhães Navarro
  • Sônia Silva Marcon

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v11i3.7306

Palavras-chave:

Atividades de vida diária, Idosos, Família, Daily life activities, Elderly people, Family, Actividades de la Vida Diaria, Ancianos, Familia.

Resumo

O envelhecimento populacional é umdos maiores desafios da saúde pública contemporânea, pois o aumento da expectativa de vida gera também uma maior probabilidade de ocorrência de doenças crônicas e desenvolvimento de incapacidades. O objetivo deste estudo foi investigar o grau de independência para atividades de vida diária e a convivência familiar de idosos. Os dados foram coletados junto a idosos freqüentadores de um centro dia na cidade de Maringá/PR, por meio de entrevista semi-estruturada e aplicação das escalas de Katz e Lawton. Os resultados revelaram elevados índices de independência para atividades básicas de vida diária e dependência para atividades instrumentais, como realização de tarefas domésticas e lavar roupas. Conclui-se que freqüentar um centro dia constitui um recurso importante para o bem estar dos idosos, especialmente em função do estimulo ao desenvolvimento de atividades funcionais, mas parece não haver interação familiar e momentos de convivência no período que permanecem em casa.

Downloads

Como Citar

Navarro, F. M., & Marcon, S. S. (2006). CONVIVÊNCIA FAMILIAR E INDEPENDÊNCIA PARA ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA ENTRE IDOSOS DE UM CENTRO DIA. Cogitare Enfermagem, 11(3). https://doi.org/10.5380/ce.v11i3.7306

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL