PLANEJAMENTO OPERACIONAL DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: COMPARAÇÃO ENTRE RECOMENDAÇÕES DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE E O PLANO DE CONTINGÊNCIA NACIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v25i0.72659

Palavras-chave:

Planejamento Operacional, Organização Mundial da Saúde, Pandemias.

Resumo

Objetivo: frente à divulgação do guia COVID-19 - Operational Planning Guidelines to Support Country Preparedness and Response, pela Organização Mundial da Saúde, esta comunicação buscou comparar o conteúdo do Plano de Contingência Nacional às orientações da Organização Mundial da Saúde.
Desenvolvimento: Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2 (SARS-Cov2), causador da COVID-19, apresenta transmissão comunitária sustentada no Brasil desde março de 2020. O país lançou seu Plano de Contingência Nacional para Infecção Humana pelo novo Coronavírus COVID-19, em fevereiro de 2020, no intuito de orientar a resposta nacional de combate à doença.
Conclusão: o documento brasileiro atende parcialmente às recomendações do guia internacional e concentra suas principais lacunas nos pilares sobre pontos de entrada, prevenção e controle da infecção por SARS-CoV-2 COVID-19 em equipamentos de saúde e espaços comunitários, manejo de casos suspeitos e confirmados e suporte operacional e logístico.

Biografia do Autor

Nila Larisse Silva de Albuquerque, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira da Universidade Federal do Ceará. Especialista em Economia da Saúde. Mestre em Enfermagem. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará.

Publicado

17-04-2020

Como Citar

Albuquerque, N. L. S. de. (2020). PLANEJAMENTO OPERACIONAL DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: COMPARAÇÃO ENTRE RECOMENDAÇÕES DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE E O PLANO DE CONTINGÊNCIA NACIONAL. Cogitare Enfermagem, 25. https://doi.org/10.5380/ce.v25i0.72659

Edição

Seção

Especial Covid-19