INTERNAÇÕES POR CONDIÇÕES SENSÍVEIS À ATENÇÃO PRIMÁRIA EM CRIANÇAS EM RONDÔNIA DE 2008 A 2017

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v25i0.71904

Palavras-chave:

Saúde da Criança, Hospitalização, Atenção Primária à Saúde, Estudos de Séries Temporais, Epidemiologia.

Resumo

Objetivo: identificar as causas e tendências de internações por condições sensíveis à atenção primária em crianças menores de cinco anos em Rondônia, Brasil, de 2008 a 2017 .
Método: série temporal, com dados secundários de internações do Sistema de Informações Hospitalares, entre janeiro e março de 2018. A análise da tendência foi baseada na regressão linear de Prais-Winsten.
Resultados: as gastroenterites infecciosas foram a principal causa de internação em todas as idades. As maiores taxas ocorreram em menores de um ano por doenças pulmonares, infecção do ouvido, nariz e garganta, infecção do rim e trato urinário, com tendência crescente das doenças no prénatal e parto. As internações por epilepsia, infecção de pele e tecido subcutâneo tiveram tendência crescente em todas as idades.
Conclusão: as elevadas taxas de internações em crianças refletem a fragilidade da rede assistencial. Este estudo contribui com as políticas públicas de saúde infantil na Atenção Primária em Saúde.

Biografia do Autor

Jeanne Lúcia Gadelha Freitas, Departamento de Enfermagem. Universidade Federal de Rondônia

Enfermeira. Doutora em Biologia de Agentes Infeciosos e Parasitários. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, RO, Brasil.

Priscilla Perez da Silva, Departamento de Enfermagem. Universidade Federal de Rondônia

Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, RO, Brasil.

Katia Fernanda Alves Moreira, Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Rondônia.

Doutora em Enfermagem em Saúde Pública. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, RO, Brasil.

Daniela Ferreira Borba Cavalcante, Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Rondônia.

Enfermeira Mestre em Ensino em Ciências da Saúde. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, RO, Brasil.

Maria Helena do Nascimento Souza, Departamento de Saúde Pública da Escola de Enfermagem Anna Nery, Rio de Janeiro.

Enfermeira Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Saúde Pública da Escola de Enfermagem Anna Nery, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.  

Jéssica Cunha Alves, Curso de Enfermagem. Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, RO, Brasil.

Acadêmica de Enfermagem. Bolsista de Iniciação Científica. Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, RO, Brasil.

Publicado

2020-11-16

Como Citar

Freitas, J. L. G., Silva, P. P. da, Moreira, K. F. A., Cavalcante, D. F. B., Souza, M. H. do N., & Alves, J. C. (2020). INTERNAÇÕES POR CONDIÇÕES SENSÍVEIS À ATENÇÃO PRIMÁRIA EM CRIANÇAS EM RONDÔNIA DE 2008 A 2017. Cogitare Enfermagem, 25. https://doi.org/10.5380/ce.v25i0.71904

Edição

Seção

Artigo Original