Open Journal Systems

CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE CHECKLIST PARA SALA OPERATÓRIA COMO DISPOSITIVO DE SEGURANÇA DO PACIENTE

Chrystyane Campos Costa, Daniela Bassi Dibai, Eusiene Furtado Mota Silva, Wellysson da Cunha Araújo Firmo, Adriana Souza Rêgo, Poliana Pereira Costa Rabêlo, Flor de Maria Mendonça Araújo, Ilana Mírian Almeida Felipe

Resumo


Objetivo: construir e validar checklist para organização de salas operatórias.
Método: estudo metodológico, desenvolvido entre junho e dezembro de 2018, em um hospital privado no estado do Maranhão - Brasil. Composto pelas seguintes etapas: revisão da literatura para construção do checklist, elaboração do instrumento e validação do conteúdo. O conteúdo foi validado pela avaliação de 74 componentes da equipe cirúrgica. Utilizou-se teste de confiabilidade pelo coeficiente Alfa de Cronbach e grau de consistência interna ≥ 0,70.
Resultados: elaborou-se um instrumento com três itens (funcionalidade dos equipamentos/acessórios fixos e móveis da sala operatória; cirurgia; anestesia) e 33 subitens. O alfa de Cronbach total foi de 0,956.
Conclusão: o checklist apresenta alta confiabilidade, boa consistência interna e adequação à organização na montagem das salas operatórias. Contribui na gestão de incidentes, na assistência cirúrgica segura e em subsídios para novos estudos.


Palavras-chave


Segurança do Paciente; Centros Cirúrgicos; Salas Cirúrgicas; Checklist; Estudo de Validação.

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v26i0.71752