CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE CHECKLIST PARA SALA OPERATÓRIA COMO DISPOSITIVO DE SEGURANÇA DO PACIENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v26i0.71752

Palavras-chave:

Segurança do Paciente, Centros Cirúrgicos, Salas Cirúrgicas, Checklist, Estudo de Validação.

Resumo

Objetivo: construir e validar checklist para organização de salas operatórias.
Método: estudo metodológico, desenvolvido entre junho e dezembro de 2018, em um hospital privado no estado do Maranhão - Brasil. Composto pelas seguintes etapas: revisão da literatura para construção do checklist, elaboração do instrumento e validação do conteúdo. O conteúdo foi validado pela avaliação de 74 componentes da equipe cirúrgica. Utilizou-se teste de confiabilidade pelo coeficiente Alfa de Cronbach e grau de consistência interna ≥ 0,70.
Resultados: elaborou-se um instrumento com três itens (funcionalidade dos equipamentos/acessórios fixos e móveis da sala operatória; cirurgia; anestesia) e 33 subitens. O alfa de Cronbach total foi de 0,956.
Conclusão: o checklist apresenta alta confiabilidade, boa consistência interna e adequação à organização na montagem das salas operatórias. Contribui na gestão de incidentes, na assistência cirúrgica segura e em subsídios para novos estudos.

Publicado

2021-03-24

Como Citar

Costa, C. C., Dibai, D. B., Silva, E. F. M., Firmo, W. da C. A., Rêgo, A. S., Rabêlo, P. P. C., … Felipe, I. M. A. (2021). CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE CHECKLIST PARA SALA OPERATÓRIA COMO DISPOSITIVO DE SEGURANÇA DO PACIENTE. Cogitare Enfermagem, 26. https://doi.org/10.5380/ce.v26i0.71752

Edição

Seção

Artigo Original