AVALIAÇÃO DE SINTOMAS EM PACIENTES ONCOLÓGICOS INTERNADOS EM UNIDADE DE CUIDADOS PALIATIVOS EXCLUSIVOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v25i0.71660

Palavras-chave:

Sinais e Sintomas, Cuidados Paliativos, Oncologia, Dor, Enfermagem.

Resumo

Objetivo: avaliar os sintomas em pacientes oncológicos internados em uma Unidade de Cuidados Paliativos exclusivos.
Método: estudo quantitativo prospectivo de 30 pacientes oncológicos em fim de vida, internados em unidade especializada do Distrito Federal, Brasil. Coletaram-se dados entre novembro de 2018 e maio de 2019, em dois momentos: na internação e após 72 horas. Utilizaram-se duas escalas validadas para avaliação dos sintomas e funcionalidade e o teste de Wilcoxon pareado para avaliação do escore nos dois momentos.
Resultados: em 30 indivíduos, evidenciou-se piora da funcionalidade, porém não significativa (p=0,564). Quanto ao manejo dos sintomas, a mediana foi significativamente menor para dor (p=0,032) e maior para cansaço (p=0,020) e sonolência (p=0,012).
Conclusão: o estudo sugere que os cuidados paliativos podem ter papel fundamental no manejo da dor em pacientes oncológicos, colaborando com a melhora da qualidade de vida, além de contribuir para a atuação do enfermeiro.

Biografia do Autor

Karen Evellin Souza Neves, Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS)

Graduada em Enfermagem pela Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (2016-2019)

Talita Silva Muniz, Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS)

Graduada em Enfermagem pela Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (2016-2019)

Karine Marques Costa dos Reis, Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS)

Graduada em Enfermagem pela Universidade de Brasília (2000), especialização em reabilitação pelo Centro SARAH de formação e pesquisa (2004) e mestrado em enfermagem pela Universidade de Brasília (2014). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em gerontologia, atuando principalmente nos seguintes temas: reabilitação de grande incapacitado, cuidados paliativos, incontinência urinária e fecal, sistematização da assistência de enfermagem e diagnóstico de enfermagem. Atualmente é enfermeira da Secretaria da Saúde do Distrito Federal, docente da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) e doutoranda no Programa de Pós-graduação em Enfermagem.

Publicado

2020-11-09

Como Citar

Neves, K. E. S., Muniz, T. S., & Reis, K. M. C. dos. (2020). AVALIAÇÃO DE SINTOMAS EM PACIENTES ONCOLÓGICOS INTERNADOS EM UNIDADE DE CUIDADOS PALIATIVOS EXCLUSIVOS. Cogitare Enfermagem, 25. https://doi.org/10.5380/ce.v25i0.71660

Edição

Seção

Artigo Original