Open Journal Systems

PLANEJAMENTO DA ALTA HOSPITALAR PARA PACIENTES SUBMETIDOS A REVASCULARIZAÇÃO DO MIOCÁRDIO: DESAFIOS À ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO

Nayara Freitas de Souza, Andrezza Ozela de Vilhena, Marcandra Nogueira de Almeida Santos, Nicole Jucá Monteiro

Resumo


Objetivo: conhecer a percepção dos enfermeiros sobre sua atuação no planejamento da alta hospitalar de pacientes submetidos a cirurgia de revascularização do miocárdio.
Método: estudo qualitativo, exploratório-descritivo, desenvolvido em hospital público na região norte do Brasil. Os dados foram coletados com 16 enfermeiros, de agosto a setembro de 2018, com auxílio de questionário. A análise foi pela técnica de análise de conteúdo.
Resultados: foram identificadas duas categorias temáticas: “Planejamento da alta hospitalar, significações e atitudes no cotidiano da prática assistencial” e “Dificuldades enfrentadas pelos enfermeiros para o planejamento da alta hospitalar”.
Considerações finais: os enfermeiros perceberam pouca atuação no planejamento da alta hospitalar e parecem não o compreender como um processo a ser teorizado e praticado no contexto da Sistematização da Assistência de Enfermagem. Há fatores que dificultam a atuação dos enfermeiros, como falta de trabalho em equipe, burocratização da assistência, subdimensionamento de pessoal e sobrecarga de atribuições.


Palavras-chave


Alta do Paciente; Planejamento de Assistência ao Paciente; Processo de Enfermagem; Revascularização Miocárdica; Pesquisa Qualitativa.

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v25i0.71602