PLANEJAMENTO DA ALTA HOSPITALAR PARA PACIENTES SUBMETIDOS A REVASCULARIZAÇÃO DO MIOCÁRDIO: DESAFIOS À ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v25i0.71602

Palavras-chave:

Alta do Paciente, Planejamento de Assistência ao Paciente, Processo de Enfermagem, Revascularização Miocárdica, Pesquisa Qualitativa.

Resumo

Objetivo: conhecer a percepção dos enfermeiros sobre sua atuação no planejamento da alta hospitalar de pacientes submetidos a cirurgia de revascularização do miocárdio.
Método: estudo qualitativo, exploratório-descritivo, desenvolvido em hospital público na região norte do Brasil. Os dados foram coletados com 16 enfermeiros, de agosto a setembro de 2018, com auxílio de questionário. A análise foi pela técnica de análise de conteúdo.
Resultados: foram identificadas duas categorias temáticas: “Planejamento da alta hospitalar, significações e atitudes no cotidiano da prática assistencial” e “Dificuldades enfrentadas pelos enfermeiros para o planejamento da alta hospitalar”.
Considerações finais: os enfermeiros perceberam pouca atuação no planejamento da alta hospitalar e parecem não o compreender como um processo a ser teorizado e praticado no contexto da Sistematização da Assistência de Enfermagem. Há fatores que dificultam a atuação dos enfermeiros, como falta de trabalho em equipe, burocratização da assistência, subdimensionamento de pessoal e sobrecarga de atribuições.

Biografia do Autor

Nayara Freitas de Souza

Enfermeira. especialista em Enfermagem em Saúde Cardiovascular pela Universidade do Estado do Pará. Belém, PA.

Andrezza Ozela de Vilhena, Universidade do Estado do Pará

Enfermeira. Doutora em Biologia Parasitária na Amazônia. Mestre em Enfermagem pela UFRJ. Docente na Universidade do Estado do Pará. Belém, PA, Brasil.

Marcandra Nogueira de Almeida Santos, Conselho Regional de Enfermagem do Pará

Doutora em Biologia Parasitária na Amazônia pela Universidae do Estado do Pará e Instituto Evandro Chagas. Mestre em Enfermagem. Especialista em Gestão de Serviços de Saúde e Administração Hospitalar. Enfermeira Fiscal de carreira no Conselho Regional de Enfermagem do Pará.

Nicole Jucá Monteiro

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade do Estado do Pará

Publicado

06-11-2020

Como Citar

Souza, N. F. de, Vilhena, A. O. de, Santos, M. N. de A., & Monteiro, N. J. (2020). PLANEJAMENTO DA ALTA HOSPITALAR PARA PACIENTES SUBMETIDOS A REVASCULARIZAÇÃO DO MIOCÁRDIO: DESAFIOS À ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO. Cogitare Enfermagem, 25. https://doi.org/10.5380/ce.v25i0.71602

Edição

Seção

Artigo Original