Open Journal Systems

EXPERIÊNCIA DA CRIANÇA SOBRE A HOSPITALIZAÇÃO: ABORDAGEM DA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA

Enoque de Oliveira Carvalho, Luana Nunes Lima, Manuela Costa Melo, Lara Mabelle Milfont Boeckmann, Valéria Batista da Silva

Resumo


Objetivo: conhecer a experiência da hospitalização na perspectiva da criança.
Métodos: estudo qualitativo, realizado entre março e julho de 2018, com 16 crianças hospitalizadas. Para coleta, utilizou-se entrevista individual e anotações do diário de campo. As narrativas foram codificadas e agrupadas por similaridade, empregou-se análise de conteúdo. Realizado em unidade pediátrica de um hospital geral do Distrito Federal.
Resultados: emergiram três temáticas que evidenciaram o conhecimento das crianças acerca do entendimento da doença, o cotidiano da hospitalização, a experiência com os procedimentos aos quais foram submetidas, e a valorização das atividades desenvolvidas na brinquedoteca.
Conclusão: as crianças narraram ambiente diferente de seu cotidiano familiar e com diversos fatores estressores inerentes ao cuidado hospitalar. Dessa maneira, pode-se gerar reflexões sobre a atuação e aumentar o escopo de possibilidades de intervenções, na perspectiva do cuidado integral centrado na criança e sua família.


Palavras-chave


Enfermagem Pediátrica; Cuidado da Criança; Saúde da Criança; Pesquisa Qualitativa; Criança Hospitalizada.

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v25i0.71321