CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL SOBRE CONSUMO DE ÁLCOOL ENTRE UNIVERSITÁRIOS

Vanessa Calmont Gusmão Gigante, Rafaela Cruz de Oliveira, Darlisom Sousa Ferreira, Elizabeth Teixeira, Wagner Ferreira Monteiro, Anete Leda de Oliveira Martins, Marcia Helena Machado Nascimento

Resumo


Objetivo: construir e validar tecnologia educacional sobre consumo de álcool para universitários.
Método: estudo metodológico, desenvolvido entre junho de 2015 e julho de 2019, em universidade pública do Amazonas, Brasil. Foram realizadas três etapas: construção, validação de conteúdo e validação de aparência. A validação de conteúdo foi realizada em duas fases com 15 profissionais, e a validação de aparência em uma única fase com 91 acadêmicos de quatro cursos da universidade.
Resultados: a tecnologia educacional foi nomeada Consumo de Álcool entre Universitários e está disponível no formato de manual impresso e e-book. Apresentou Índice de Validade de Conteúdo de 0,62 na primeira fase e 0,95 na segunda. Quanto à aparência, obteve Índice de Validade Semântica de 0,89.
Considerações finais: o manual mostrou-se válido para utilização entre universitários, e pode contribuir com intervenções educativas nesse âmbito em instituições de ensino superior.


Palavras-chave


Tecnologia Educacional; Educação em Saúde; Educação Superior; Abuso de Álcool; Serviços de Saúde para Estudantes.

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v26i0.71208 ';



Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Em caso de dificuldades ou dúvidas técnicas, faça contato com cogitare@ufpr.br

Cogitare Enfermagem. ISSN Eletrônico 2176-9133 / ISSN Impresso 1414-8536