PERFIL DE MICRORGANISMOS ISOLADOS DE PACIENTES INTERNADOS EM UM HOSPITAL DO PARANÁ

Amanda Ribeiro Espírito Santo, Ricardo Castanho Moreira, Leopoldo Sussumu Matsumoto, Eliane da Luz Furtado, Cláudio Queniti Hirai

Resumo


Objetivo: identificar o perfil de microrganismos isolados de amostras biológicas de pacientes internados em um Hospital do Paraná.
Método: pesquisa descritiva e retrospectiva, com coleta de dados de fonte secundária, desenvolvida em um hospital do Paraná (Brasil), referente a 2018. A população do estudo foi composta por amostras biológicas de 226 pacientes admitidos durante o período de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2018. A análise dos dados foi realizada pela estatística descritiva.
Resultado: a idade média dos pacientes foi de 60,41 anos e maioria mulheres. Das amostras biológicas, 70 tiveram resultados positivos para identificação bacteriana. O aspirado traqueal apresentou maior positividade a microrganismos, com 30%. Os microrganismos mais frequentes foram Escherichia coli, Staphylococcus coagulase negativa, Pseudomonas, Staphylococcus aureus, Enterobacter sp. e Proteus sp.
Conclusão: o estudo contribui para a assistência hospitalar, por produzir conhecimento do perfil microbiológico e sua resistência a antibióticos.


Palavras-chave


Perfil Epidemiológico; Microbiota; Infecção Hospitalar; Infecções Bacterianas; Resistência Microbiana a Medicamentos.

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v25i0.71077 ';



Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Em caso de dificuldades ou dúvidas técnicas, faça contato com cogitare@ufpr.br

Versão impressa ISSN 1414-8536 (para edições publicadas até 2014)

Versão eletrônica ISSN 2176-9133