Open Journal Systems

CUIDADOS DE ENFERMAGEM NA TERMORREGULAÇÃO DE RECÉM-NASCIDOS PREMATUROS: REVISÃO INTEGRATIVA

Leilson da Silva Lima, Erica Amoras Ferraz Reis, Eloisa Melo da Silva, José Pedro Gomes Moura

Resumo


Objetivo: evidenciar e discutir os cuidados de enfermagem no que concerne à termorregulação de recém-nascidos prematuros.
Método: revisão integrativa com busca por artigos primários completos, publicados de 2014 a 2019, em português, inglês ou espanhol na Biblioteca Virtual de Saúde, PubMed e Cochrane Library. Utilizou-se os descritores: Termorregulação; Recém-Nascido; Enfermagem; “Enfermeiras e Enfermeiros”; “Body Temperature Regulation”; e “Infant, Newborn”. 
Resultados: foram incluídos nove artigos para síntese, com estudos realizados em diferentes países. Emergiram categorias sobre cuidados na termorregulação de recém-nascidos prematuros e sobre protocolos para a termorregulação neonatal na prática clínica.
Considerações finais: os cuidados de enfermagem na termorregulação incluem o uso de cama aquecida, aquecedor radiante, métodos de isolamento corporal e ajuste da temperatura ambiente. Este estudo contribui fornecendo base para pesquisas sobre a situação clínica de recém-nascidos e possíveis associações entre a assistência de enfermagem que poderiam comprometer a termorregulação neonatal.


Palavras-chave


Termorregulação; Recém-Nascido; Enfermagem; Assistência Perinatal; Hipotermia.

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v25i0.70889