MULTIDIMENSIONALIDADE DA GRAVIDADE DOS TRANSTORNOS RELACIONADOS A SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS PELO ADDICTION SEVERITY INDEX-6

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v25i0.70636

Palavras-chave:

Gravidade do Paciente, Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias, Drogas Ilícitas, Serviços de Saúde Mental, Saúde Mental.

Resumo

Objetivo: caracterizar a gravidade dos transtornos relacionados a substâncias nas pessoas em tratamento nos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas.
Método: estudo transversal, realizado em três Centros de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas III, em Curitiba-Paraná, com 137 pessoas com transtornos relacionados a substâncias. Os dados foram coletados entre abril e novembro de 2018, mediante a aplicação do instrumento Addiction Severity Index sexta versão, e analisados descritivamente a partir de frequências absolutas e relativas, média e desvio padrão.
Resultados: do total da amostra, 89,1% (122) eram do sexo masculino; as subescalas de maior gravidade foram Família/crianças 57,8 (± 8,6), Álcool 52,8 (±10,9) e Família/problemas sociais 51,0 (±8,9).
Conclusão: O uso de substâncias psicoativas afeta as relações familiares e sociais e o álcool, uma substância lícita, de fácil acesso, está presente na vida das pessoas desde a infância, acabando por ter maior frequência entre todas as faixas etárias.

Biografia do Autor

Manuela Kaled, "Universidade Federal do Paraná"

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem, Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná.

Fernanda Carolina Capistrano, " Secretaria de Saúde de São José dos Pinhais. São José dos Pinhais"

Enfermeira. Doutora em Enfermagem, Enfermeira do Núcleo de Saúde Mental da Secretaria de Saúde de São José dos Pinhais. São José dos Pinhais

Aline Cristina Zerwes Ferreira, "Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná"

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR, Brasil.

Mariluci Alves Maftum, "Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná"

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR, Brasil.

Maria de Fátima Mantovani, "Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências da Saúde"

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR, Brasil.

Rosibeth Del Carmen Munoz Palm, "Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências da Saúde"

Terapeuta Ocupacional. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR, Brasil.

Camila Bonfim de Alcântara, "Universidade Federal do Paraná"

Acadêmica de Enfermagem. Bolsista de Iniciação Científica. Discente de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR, Brasil.

Publicado

2020-09-21

Como Citar

Kaled, M., Capistrano, F. C., Ferreira, A. C. Z., Maftum, M. A., Mantovani, M. de F., Palm, R. D. C. M., & Alcântara, C. B. de. (2020). MULTIDIMENSIONALIDADE DA GRAVIDADE DOS TRANSTORNOS RELACIONADOS A SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS PELO ADDICTION SEVERITY INDEX-6. Cogitare Enfermagem, 25. https://doi.org/10.5380/ce.v25i0.70636

Edição

Seção

Artigo Original