Open Journal Systems

CRIAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE UM PERIÓDICO CIENTÍFICO NA ÁREA DE ENFERMAGEM E SAÚDE

Paloma de Souza Cavalcante Pissinati, Raquel Gvozd Costa, Evelin Daiane Gabriel Pinhatti, Renata Perfeito Ribeiro

Resumo


Objetivo: relatar a experiência de criação e implementação de um periódico científico na área de enfermagem e saúde.
Método: relato de experiência da criação e implementação de um periódico científico na área de enfermagem e saúde, no norte do Paraná, Brasil, entre outubro de 2018 e setembro de 2019.
Discussão: ao delinear missão, política editorial e escopo do periódico, além da formação do Conselho Fundador e o regimento interno, normas, corpo editorial, implementação da versão eletrônica, no portal de periódicos da universidade, redes sociais e o lançamento em evento científico com participação da comunidade interna e externa à universidade, deixa-se explícita a seriedade e rigor necessários nesse processo.
Conclusão: a criação e implementação ocorreu de forma sistemática, levando em consideração padrões de qualidade. O relato contribui para que outros pesquisadores possam estruturar novos periódicos, ao retratar todas as etapas percorridas desde o planejamento até a publicação do primeiro volume.


Palavras-chave


Editoração; Publicação Periódica; Publicações de Divulgação Científica; Comunicação e Divulgação Científica; Enfermagem.

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v26i0.70457