HISTÓRIA DE FAMILIARES QUE VIVENCIAM O CUIDADO DA PESSOA COM DEPRESSÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v25i0.70406

Palavras-chave:

Depressão, Enfermagem, Família, Profissionais de saúde, Relações Familiares.

Resumo

Objetivo: conhecer a vivência dos familiares no cuidado da pessoa com depressão.
Método: História Oral Temática Híbrida, tendo como local um CAPS III de uma capital do sul do Brasil, com coleta de dados entre janeiro e julho de 2019. Incluiu-se o familiar da pessoa em tratamento para depressão no CAPS III e excluídos os que tinham indisponibilidade de tempo, e familiar menor de idade. Participaram quatro colaboradores.
Resultados: revelaram-se quatro temas: O entendimento sobre a doença e a trajetória nos serviços de saúde; O impacto da depressão na saúde física e na questão financeira dos familiares; O impacto emocional da depressão nas relações familiares; A religiosidade e a espiritualidade como elementos para o enfrentamento da doença.
Conclusão: a depressão vulnerabiliza e afeta a vida do familiar. A pesquisa sugestiona focos de intervenção dos profissionais de saúde com os familiares, agrega conhecimento sobre a depressão e colabora para novas pesquisas.

Publicado

2020-09-10

Como Citar

Prandini, N. R., Nimtz, M. A., Paes, M. R., Macedo, M., & Lages, R. de C. N. (2020). HISTÓRIA DE FAMILIARES QUE VIVENCIAM O CUIDADO DA PESSOA COM DEPRESSÃO. Cogitare Enfermagem, 25. https://doi.org/10.5380/ce.v25i0.70406

Edição

Seção

Artigo Original