CRIAÇÃO E APLICAÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA GAMIFICADA NO ENSINO DE GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM

Paulo Elias Gotardelo Audebert Delage, Emanuelle Silva Mendes, Jully Greyce Freitas de Paula, Iara Samiliy Balestero Mendes, Malena da Silva Almeida, Fernanda de Nazaré Almeida Costa

Resumo


Objetivo: apresentar a construção, aplicação e avaliação de uma estratégia gamificada de ensino de metodologia científica a graduandos de enfermagem.
Método: diagnóstico dos problemas da disciplina Metodologia Científica do curso de enfermagem da Universidade do Estado do Pará; construção da estratégia; aplicação em seis turmas ao longo de três semestres, entre 2017 e 2018; avaliação dos impactos e aceitação.
Resultados: construção de um sistema de evolução heurístico, com impactos na assiduidade e pontualidade e autoavaliação positiva da estratégia.
Considerações Finais: a estratégia gamificada se mostrou eficaz na melhoria do engajamento de graduandos de enfermagem e com potencial para ser uma ferramenta pedagógica inovadora no ensino de enfermagem. A adoção de uma estrutura de evolução heurística distancia esta estratégia de iniciativas artificiais com uso isolado de elementos de jogos. Avaliações mais rígidas, com grupo controle, ainda são necessárias.


Palavras-chave


Ensino; Educação em Enfermagem; Tecnologia Educacional; Metodologia; Jogos e Brinquedos.

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v26i0.70221 ';



Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Em caso de dificuldades ou dúvidas técnicas, faça contato com cogitare@ufpr.br

Cogitare Enfermagem. ISSN Eletrônico 2176-9133 / ISSN Impresso 1414-8536