CRIAÇÃO E APLICAÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA GAMIFICADA NO ENSINO DE GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v26i0.70221

Palavras-chave:

Ensino, Educação em Enfermagem, Tecnologia Educacional, Metodologia, Jogos e Brinquedos.

Resumo

Objetivo: apresentar a construção, aplicação e avaliação de uma estratégia gamificada de ensino de metodologia científica a graduandos de enfermagem.
Método: diagnóstico dos problemas da disciplina Metodologia Científica do curso de enfermagem da Universidade do Estado do Pará; construção da estratégia; aplicação em seis turmas ao longo de três semestres, entre 2017 e 2018; avaliação dos impactos e aceitação.
Resultados: construção de um sistema de evolução heurístico, com impactos na assiduidade e pontualidade e autoavaliação positiva da estratégia.
Considerações Finais: a estratégia gamificada se mostrou eficaz na melhoria do engajamento de graduandos de enfermagem e com potencial para ser uma ferramenta pedagógica inovadora no ensino de enfermagem. A adoção de uma estrutura de evolução heurística distancia esta estratégia de iniciativas artificiais com uso isolado de elementos de jogos. Avaliações mais rígidas, com grupo controle, ainda são necessárias.

Biografia do Autor

Paulo Elias Gotardelo Audebert Delage, Universidade do Estado do Pará

Psicólogo, Mestre e Doutor em Teoria e Pesquisa do Comportamento. Professor de Metodologia Científica e da Pesquisa nos cursos de graduação e mestrado em enfermagem da Universidade do Estado do Pará.

Publicado

2021-01-08

Como Citar

Delage, P. E. G. A., Mendes, E. S., Paula, J. G. F. de, Mendes, I. S. B., Almeida, M. da S., & Costa, F. de N. A. (2021). CRIAÇÃO E APLICAÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA GAMIFICADA NO ENSINO DE GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM. Cogitare Enfermagem, 26. https://doi.org/10.5380/ce.v26i0.70221

Edição

Seção

Relato de Experiência/ Caso